FCM lança Mestrado Profissional aliado à Residência Médica

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 09/01/2017 - 15:13

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp acaba de lançar edital para o Mestrado Profissional (MP) em Ciência Aplicada à Qualificação Médica. Tal programa de pós-graduação permitirá aos participantes, articular o período da residência medica com a obtenção do título de mestre. O objetivo: formar profissionais com espírito crítico, aptos à solução de problemas, mais qualificados para uma prática de trabalho com sólido alicerce científico.

Os procedimentos para inscrição acontecem de 16 a 30 de janeiro. Os candidatos às vagas deverão estar regularmente matriculados em um programa de residência médica, preferencialmente, da FCM Unicamp.

O trabalho de conclusão do MP deverá ser realizado enquanto o aluno estiver cursando também a residência médica, portanto, o projeto de pesquisa deverá estar relacionado ao campo de trabalho ou à busca da literatura existente. E deverá ser concluído juntamente com o programa de residência médica, no qual o aluno médico estiver vinculado.

A grade das disciplinas do MP será divulgada em breve, mas a Comissão responsável explica que elas serão oferecidas em horários diferenciados para que seja possível, ao aluno, atender às exigências tanto da pós-graduação, quando da residência médica.

Para obter o título de Mestre em Ciências em uma das áreas de concentração disponíveis (Eficácia e Efetividade de Testes Diagnósticos e Protocolos de Tratamento em Saúde; Epidemiologia Clinica ou Qualificação dos Processos Assistenciais), o aluno deverá cumprir o total de 10 créditos em disciplinas (sendo 3 disciplinas obrigatórias e duas eletivas), e ser aprovado na defesa do trabalho de conclusão.