FCM realiza oficina de avaliação do curso de Medicina com alunos e professores

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 18/10/2016 - 12:54

No dia 11 de outubro, alunos do primeiro ao sexto ano e professores do curso de Medicina reuniram-se no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para a oficina de avaliação do curso de Medicina. O tema foi “Reavaliar para avaliar melhor”. As duas primeiras palestras foram “Avaliação do programa educacional”, com a professora Eliana Amaral e “Histórico do processo de avaliação do curso de Medicina”, com a professora Angélica Maria Bicudo. Na sequência, os participantes foram divididos em grupos e retornaram à tarde para a plenária final.

Segundo Gustavo Pereira Fraga, coordenador do internato médico, o processo de seleção para ingressar da Unicamp é concorrido e são selecionados os melhores alunos, o que torna mais fácil ter uma escola médica. “Pararmos todos um dia a fim de buscarmos melhorias no curso médico é um marco na Universidade”, disse Fraga.

A coordenadora associada do curso de Medicina, Joana Fróes Bragança Bastos, disse que a faculdade forma médicos diferenciados com formação humanista, ética e competência técnica. “Já temos um curso bem estruturado. Qualquer mudança precisa ser bem pensada, Isso ressalta a importância desse momento de discussão”, comentou Joana.

Para o coordenador do curso de graduação em Medicina, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, todo processo de mudança exige a participação de vários atores. “Existem diversas limitações, mas nenhuma é capaz de evitar que mudanças aconteçam. Acreditamos que esse processo já foi iniciado. É uma oportunidade singular”, refletiu Paulo Velho.

O diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, destacou que o foco da gestão é a melhoria do ensino e que o encontro é um momento de nucleação para o desenvolvimento futuro do curso e dos processos de ensino e avaliação. “Nosso papel é sermos protagonistas nessa mudança na forma de ensinar medicina e outras profissões de saúde”, reforçou Teixeira em sua fala de boas-vindas aos participantes do evento.

A mesa de abertura do evento teve ainda a participação de Eliana Martorano Amaral, presidente da Comissão de Valorização Docente e coordenadora do programa de pós-graduação em Ensino na Saúde; Angelica Maria Bicudo, coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação Médica (Napem) da FCM e da aluna do curso de Medicina Ana Helena da Silva.

As propostas finais serão apresentadas e deliberadas na próxima reunião da Comissão de Ensina marcada para o mês de novembro.