III Seminário Internacional sobre Carreira Docente nas Profissões da Saúde reúne público recorde na FCM

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 09/05/2017 - 16:15

Centenas de professores e pesquisadores universitários do Brasil participaram nessa terça-feira (9) do III Seminário Internacional sobre Carreira Docente nas Profissões da Saúde. A abertura do evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e foi prestigiada por autoridades da Unicamp, Ministério da Educação e convidados. O evento teve transmissão online e perguntas puderam ser feitas por email devido ao público recorde dessa edição.

Antes da abertura do III Seminário Internacional sobre Carreira Docente nas Profissões da Saúde, a pró-reitora de graduação da Unicamp, Eliana Amaral, anfitriã do evento, concedeu entrevista ao site da FCM e Portal da Unicamp. Ouça também entrevista concedida por ela para a RádioWeb da Unicamp.

Um dos destaques do seminário foi a participação da professora Yvonne Steinert, da Universidade McGill, do Canadá. Yvonne é considerada referência mundial na área de desenvolvimento docente e profissionalismo médico e de outras profissões da saúde.

“Eu acredito que todos nós somos estudantes, mesmo sendo professores, pesquisadores, gestores ou líderes de qualquer instituição de ensino. Devemos nos guiar por nossa intuição e considerar os aspectos formais e informais de ensino e aprendizagem dentro das múltiplas funções que exercemos dentro de uma faculdade”, disse Yvonne durante sua apresentação da tarde.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM) e professor da FCM, Sigisfredo Luis Brenelli, quando o país resolveu expandir os cursos de Medicina, uma das preocupações da ABEM foi manter a qualidade. “Discutir a formação e capacitação da carreira docente vai valorizar o salto de qualidade das escolas médicas”, disse Brenelli.

Alexander Moreira de Almeida, representante da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, revelou que o MEC está criando um grupo de trabalho para discutir a carreira docente, especialmente as da área da saúde. “Deste seminário, vamos ouvir e colher sugestões para levar ao MEC para aprimorar a carreira docente federal”, comentou Alexander.

O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, disse que a missão primordial da Universidade é formar profissionais, seja em nível de graduação, pós-graduação, especialização ou pesquisa. “Mas quem forma os professores para eles conseguirem passar o conhecimento aos alunos? A resposta a essa pergunta é o anseio de todos e esse seminário é uma boa oportunidade para isso”, confidenciou Toro.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, destacou a importância que a graduação terá em sua gestão. De acordo com Knobel, há diversos desafios que precisam ser enfrentados e discutidos, como novas metodologias e tecnologias de ensino, atualização de currículos de graduação e motivação profissional.

“Temos o imenso desafio de expandir o ensino superior público mantendo a qualidade, o acesso e permanência dos jovens na Universidade e as perspectivas de crescimento dentro da carreira docente”, ressaltou Knobel.

Participaram também da mesa de abertura do evento a coordenadora geral da Unicamp, Teresa Atvars; Luiz Cortez, coordenador da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais e Henry de Holanda Campos, reitor da Universidade Federal do Ceará e co-diretor do Programa Faimer Brasil.

Ensino na Saúde

No dia 8 de maio, no anfiteatro da Comissão de Pós-Graduação da FCM, aconteceu o V Seminário de Pesquisa Ensino na Saúde. Durante esse seminário, oito pesquisas foram apresentadas. Veja os resumos das apresentações. Ao final das apresentações, Ivonne Steinert conduziu as discussões.

“Desde 2010, o programa Ensino e Saúde é uma área de concentração dentro do programa de Pós-Graduação em Clínica Médica. Ele vem ganhando corpo nos últimos anos e se destacando no Brasil devido a qualidade do programa”, explicou Denise Engelbrecht Zantut Wittmann, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da FCM.