Seminário na FCM discutirá os novos desafios e competências da carreira docente

Enviado por Edimilson Montalti em Sáb, 29/04/2017 - 14:34

Professores e pesquisadores universitários de todo Brasil podem se inscrever até o início de maio para participarem do III Seminário internacional sobre carreira docente nas profissões da saúde. O evento acontece no dia 9 de maio no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Veja aqui a programação e como se inscrever.

De acordo com a professora Eliana Amaral, organizadora do seminário, presidente da Comissão de Corpo Docente e chefe do Departamento de Tocoginecologia da FCM, a proposta é discutir a potencial mudança no perfil docente e seu impacto na formação dos profissionais da saúde.

Esta mudança é consequência das condições de hoje no Brasil, como as novas regras de aposentadoria e previdência, o piso e teto salarial e do vínculo do professor universitário com a instituição de ensino, em dedicação exclusiva à docência ou combinada com outras atividades profissionais, além da importância da contribuição dos profissionais atuantes nos serviços de saúde.

Um dos destaques do seminário é a participação da professora e pesquisadora Yvonne Steinert, da Universidade MCGill, do Canadá.  Após o seminário, ela ficará durante duas semanas na FCM participando de outras atividades de aprimoramento curricular e propostas de desenvolvimento profissional para a docência. Veja a agenda da professora Yvonne Steinert na Unicamp e na FCM durante esse período. Uma das atividades será um workshop sobre como ensinar, aprimorar e avaliar o profissionalismo do estudante, voltado a docentes e outros profissionais que ensinam na FCM da Unicamp.

“A professora Yvonne é, sem dúvida, a maior referência mundial na área de desenvolvimento docente e profissionalismo médico e de outras profissões da saúde. Vamos aproveitar também para discutir um plano de desenvolvimento profissional docente para a FCM e contribuir com esta discussão para toda a Unicamp”, revela Eliana.

Competência técnica, pedagógica, liderança, comunicação com a equipe, ensinar em serviço e não somente em sala de aula e saber elaborar um bom currículo são pontos esperados na competência docente, especialmente na área da saúde.

“Isso garante ao docente galgar os diferentes níveis da carreira onde quer que ele esteja. Mas o que é essa nova docência? Vamos discutir isso durante o seminário que terá a participação de representantes de outras Universidades estaduais e federais”, comenta Eliana.

Ainda segundo Eliana Amaral, 1/3 do corpo docente da faculdade se renovou nos últimos anos e essa nova geração chega com a pós-graduação completa, título acadêmico de doutor, com competências em pesquisa. Por isso, é preciso fazer o movimento para incluir as oportunidades de discutir aspectos de formação profissional na saúde. Hoje há muitas propostas de metodologias que contribuem com um processo de ensino e aprendizagem mais prazerosos e eficientes.

“A docência artesanal de observar e repetir o observado tem seu lugar, mas hoje, espera-se que o professor seja mais um facilitador de aprendizagem do que um transmissor, em qualquer nível de formação. Um desafio específico, para uma certa geração docente, é falar a língua dos jovens que lidam continuamente com diversas ferramentas tecnológicas de informação”, reforça Eliana.

Instrumentalizar-se para o uso de diversas e novas tecnologias, preparar-se para exercer liderança e gestão, e refletir sobre questões de carreiras – estabilidade, salário e aposentadoria – são competências profissionais essenciais, que são observadas por estudantes de graduação, residência ou pós-graduação, e transformam o docente em um exemplo a ser seguido.

“Por tudo isso, o docente precisa de apoio para se desenvolver. Vem se intensificando a necessidade de uma gestão do corpo docente para que desempenhe suas funções com eficiência e de maneira prazerosa. Precisamos nos organizar para dar conta do recado. Este seminário é uma boa oportunidade para troca de ideias e experiências”, comenta Eliana.