Novos calouros de Medicina e Fonoaudiologia são recebidos na FCM com muita emoção

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 06/03/2017 - 14:08

Os novos calouros dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia foram recebidos na manhã dessa terça-feira (21) pelos alunos veteranos durante a matrícula que ocorreu no auditório e anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Como nos últimos anos, não faltaram histórias de superação, sorrisos, lágrimas, abraços abertos, música e muita emoção.

Letícia Cesar Agostin prestou pela segunda vez o vestibular da Unicamp. Esse ano ela não esperava entrar e achou “surreal” estar fazendo a matrícula. “Estudei a mesma coisa que no ano passado. A diferença é que, agora, fiquei mais tranquila”, explicou a caloura que estudou no Cotuca, em Campinas. Juliana Rosa estudou no Betão, em Campinas, e também revelou que o nervosismo foi o que não a fez entrar na Unicamp nos dois anos anteriores em que prestou Medicina. “É um sonho realizado. Era meu objetivo maior”, disse.

Ana Lucia Augusto Munari e Fábio Arcanjo Munari vivenciaram o estresse, o choro e as angústias do filho Matheus Augusto Munari que pensou em desistir de ser médico. “O pai e a mãe estão sempre sofrendo juntos”, disse Fábio, feliz em ver o filho entrar em Medicina na Unicamp. O próprio Matheus relata esse processo. “Após terminar o colégio técnico, fiz orientação vocacional e dois anos cursinho. Morar aqui em Campinas será um grande aprendizado”, comentou Matheus.

Ana Carolina Girardo prestou Fonoaudiologia e veio à Campinas acompanhada da mãe, Silvana Girardo. Entre lágrimas, revelou que é uma emoção muito grande deixar a filha caçula sair de Jundiaí e morar em Campinas. “Meu coração fica apertado. A direção eu dei. Agora é com ela”, disse Silvana.  Animada e orgulhosa pela própria conquista, Ana Carolina disse que se encantou com a profissão muito cedo. “Eu tinha consulta com fonoaudióloga quando criança e vim à UPA conhecer melhor sobre o curso. Me apaixonei pela profissão”, revelou Ana Carolina.

Daniel Vinícius Nunes de Oliveira veio de São José do Rio Preto. Ele disse que decidiu ser médico na metade do ensino médio. Daniel também passou em Medicina na Unifesp e na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e decidiu fazer Medicina em Campinas pelo reconhecimento da qualidade do curso. “Escolhi medicina por ser um curso valorizado e muito bonito. Tenho certeza que minha vida será muito boa fazendo medicina”, disse.

Coordenadores dos cursos

Christiane Marques do Couto, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia, disse que a matrícula é um momento de acolhimento e orientação e que os alunos veteranos estão muito envolvidos nesse processo. “Pensar que daqui quatro anos eles estarão saindo com uma das melhores formações do Brasil é muito gratificante”, disse Christiane.

O coordenador do curso de graduação em Medicina, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, disse que o principal objetivo de uma faculdade de medicina é formar médicos. “Certamente, os alunos que passaram pelo vestibular da Unicamp são pessoas muito capacitadas. Vivemos um processo permanente de melhoria do curso de Medicina. Para que ele continue entre os melhores do país, é importante que esses alunos façam parte desse processo e ajudem na construção de uma faculdade de medicina melhor”, reinterou Paulo.

Centros Acadêmicos, Atléticas e Batucogu

Após a matrícula, os calouros foram recepcionados e acompanhados pelos alunos dos Centros Acadêmicos e Atléticas dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia. A animação do dia ficou por conta da bateria Batucogu. Veja o video. “Preparamos um livreto com as informações com a programação da Calourada, onde morar, quais ônibus eles podem pegar e outras coisas. Teremos um momento de vivência com os alunos e ainda preparamos um churrasco de boas-vindas para os pais e o apadrinhamento dos calouros por alunos do segundo ano, que os acompanharam durante um ano”, explicou Alana Iss Osik, representante do Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL).

Veja álbum de fotos no Facebook da FCM.