Ortopedista da Unicamp assume a presidência de Comitê Internacional de Medicina Esportiva

Enviado por Edimilson Montalti em qua, 28/06/2017 - 11:02

O médico do esporte e professor do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Sérgio Rocha Piedade, foi eleito presidente do Comitê de Medicina Esportiva da Sociedade Internacional de Artroscopia, Joelho, Ortopedia e Medicina Esportiva (ISAKOS). A cerimônia aconteceu em junho, em Shangai, China, durante o 11º Congresso da ISAKOS. O congresso reuniu mais de 4.500 pessoas dos cinco continentes.

De acordo com Piedade, a participação em eventos acadêmicos e científicos desta magnitude é fundamental, pois fortalece a disseminação do conhecimento e avanços tecnológicos, assim como a proximidade com cientistas e acadêmicos de diversas nacionalidades aumenta a dinâmica das discussões na área da Medicina do Esporte e Ortopedia.

“Considero que a participação da Medicina do Exercício e do Esporte da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp na ISAKOS e outras sociedades internacionais, assumindo posições em comitês, contemplam os esforços da FCM e da Diretoria em ampliar e divulgar o processo de internacionalização da faculdade”, destacou Piedade.

Piedade também apresentou a conduta nas lesões do ligamento cruzado posterior do joelho e a linha de pesquisa que a equipe da Medicina Esportiva da Unicamp desenvolve. Além disso, ele destacou a participação na redação dos capítulos Classification of Meniscal Tears e All-Inside Meniscal Repair: Updates on Technique no livro intitulado The Menisci: A Comprehensive Review of their Anatomy, Biomechanical Function and Surgical Treatment, lançado durante o congresso.

“Foi possível também apresentar dados das pesquisas de doutoramento do fisioterapeuta Igor Giglio Takaes e da dissertação de mestrado do médico Mauro Mitsuo Inada”, revelou Piedade.

Sobre o cargo recém-assumido dentro da ISAKOS, Piedade disse que a presidência permite uma atuação direta na organização, na elaboração e proposição de projetos para o Comitê de Medicina Esportiva. Esta condição promove maior interação com os demais comitês para o desenvolvimento de cursos, simpósios, newsletter e livros.

“Com certeza, todas essas possibilidades terão reflexos importantes no ensino que nosso grupo oferece aos nossos alunos, pois teremos maior troca de experiências com instituições e serviços acadêmicos de referência na área de Medicina do Esporte”, confidenciou.

Sobre a ISAKOS

A ISAKOS é uma sociedade que envolve membros de mais 100 países. Esta sociedade internacional foi criada e estabelecida para promover a troca e disseminação mundial de educação, pesquisa e atendimento ao paciente nas áreas de Medicina do Esporte, cirurgia do joelho, ombro, pé e tornozelo, quadril, coluna e artroscopia.