Pós-Graduação realiza curso de inverno sobre análise de dados com software estatístico

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 31/07/2017 - 10:47

Nos dias 24, 25 e 26 de julho ocorreu o 1º Mini Curso de Inverno “Introdução à análise exploratória de dados com apoio em software estatístico” na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O curso foi organizado por Priscila Maria Stolses Bergamo Francisco, professora do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da FCM. Participaram alunos das áreas de Epidemiologia e Política, Planejamento e Gestão.

De acordo com Priscila, os cursos de pós-graduação recebem alunos com formação básica e uma abordagem introdutória com conteúdo teórico e atividade prática possibilita ao aluno uma aproximação mais rápida da análise de dados, sem demandar suporte para realização desta etapa no desenvolvimento do projeto de pesquisa.

“Bons pesquisadores que analisam dados quantitativos precisam olhar com detalhes os dados antes de definir as suposições estatísticas que serão verificadas por meio dos de testes de hipóteses. Para análises com maior complexidade existem os estatísticos”, explica Priscila.

O 1º mini curso de Inverno sobre análise exploratória de dados com apoio em software estatístico contou com a participação de Neuber José Segri, estatístico graduado no IMECC da Unicamp e docente do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Mato Grosso.

“O uso facilitado de pacotes estatísticos sem um conhecimento teórico mínimo pode levar o pesquisador a obter conclusões inadequadas ou incorretas. Tendo em vista o sucesso do curso, pretendemos manter e ampliar a oferta deste curso em período de férias, tendo em vista a grande procura de alunos do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e de vários outros programas de Pós-Graduação da faculdade”, revelou Priscila.