Projeto Gaia reforça cuidado com o meio ambiente na FCM

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 15/12/2016 - 11:15

Visando proporcionar mais qualidade de vida à comunidade interna, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp concretizou no final de novembro o Projeto Gaia, com o plantio de árvores, arbustos e flores na quadra 40 e Auditório 5 da unidade, onde acontece o maior número de atividades acadêmicas e administrativas.

A ação – patrocinada pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da universidade – foi coordenada pelas áreas de Relações Públicas e Imprensa (ARPI) e de Manutenção e Serviços Auxiliares (MSA) da FCM.

Ao todo, foram plantadas 2 mudas de ipê (roxo e amarelo), 10 mudas de agave do tipo Atenuata Dragão e 12 mudas de agave do tipo Angustifólia Marginata, 4 palmeiras rabo de raposa, 6 mudas de drascena reflexa e 600 toceiras de agapantos. Além dos jardins externos da FCM, o jardim de inverno, localizado no foyer do Auditório 5 também ganhou novas cores, com 25 orquídeas phalaenopsis.

“Vivemos em uma sociedade em que sempre devemos prestar o máximo de atenção em tudo ao nosso redor. Essa capacidade de vigilância tem limite e pode gerar, além de fadiga na atenção, mau humor, irritação e estresse”, disse a Relações Públicas da FCM – e coordenadora do projeto – Eliana Cristina Silva Pietrobom.

Neste cenário, explicou Eliana, o Projeto Gaia teve como objetivo, proporcionar ao público da FCM – através do plantio de árvores e do paisagismo – uma atividade de integração entre as diferentes equipes de funcionários, docentes e alunos. “Poder tocar na terra, cuidar de um jardim e compartilhar essa interação com a natureza, melhorando nosso espaço de convívio, é inspirador”, disse Eliana.

A ação de integração com a comunidade universitária, que envolveu o plantio de parte das plantas adquiridas para o Projeto foi realizada no dia 26 de novembro, e contou com a participação do diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro, e de funcionários da ARPI, MSA, Diretoria Administrativa e do Complexo de Salas de Aula, amigos e familiares.