Regina Yu reporta inovações do XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 05/10/2017 - 16:13

Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), a professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Regina Yu Shon Chun, compartilhou nessa semana, as novidades do XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e I Encontro de Fonoaudiologia da Bahia, realizados em Salvador (BA), de 12 a 15 de setembro.

De acordo com a pesquisadora, o evento científico da SBFa promoveu a discussão da “Integralidade na Formação e no Cuidado” com novidades na programação científica. “As discussões dos temas transversais e casos clínicos contaram com a contribuição de especialistas de diferentes áreas e não apenas fonoaudiólogos”, disse.

Outra grande inovação do Congresso da SBFa para Regina foi o fato da edição abrir espaço nas sessões comentadas para que os profissionais pudessem compartilhar suas experiências e práticas em serviço. “Tivemos muitos trabalhos na área de serviços e, embora a área acadêmica tenha recebido tal iniciativa com alguma resistência inicial, acreditamos que os ganhos foram grandes”, contou a professora da FCM.

A apresentação de pôsteres também inovou e contou com a presença dos autores em sessões comentadas para discussão dos trabalhos mediada por fonoaudiólogos de três diferentes áreas. “Tivemos vinte e seis sessões comentadas. Ao todo, foram 692 trabalhos aprovados, dos quais 105 concorrentes a prêmios em várias áreas”, acrescentou Regina, que também falou sobre o sucesso de público nas atividades pré-congresso realizado na Universidade Federal da Bahia.

“Fizemos dez minicursos com preços diferenciados para sócios e não sócios e diversas outras atividades gratuitas, como encontro de coordenadores de curso, do pós-graduação com editores de periódicos da área de fonoaudiologia, oficinas de canto, voz e corpo além de fóruns com temas diversos”.

As novas diretrizes curriculares para os Cursos de Fonoaudiologia também estiveram no foco das discussões do evento e, nesse quesito, a FCM contou, no Congresso, com a participação da professora do curso de graduação em Fonoaudiologia Helenice Nakamura, membro suplente da Comissão de Ensino da SBFa e da professora Ana Carolina Constantini representando o curso da UNICAMP . “Nesse encontro contamos com a participação de 68 coordenadores de graduação de todo Brasil”, disse Regina.

Também representaram a graduação da FCM no Congresso da SBFa, as professoras Maria Francisca Colella dos Santos, atual chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) e Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima no Encontro da Pós-Graduação.

Uma das alunas de graduação, Jessica Stephania, participou representando o Curso da Unicamp em uma das mais de quarenta cortesias, oferecidas pela SBFa a discentes dos Cursos de Fonoaudiologia.

“Também tivemos vários trabalhos apresentados pelos alunos do Pós-graduação do DDHR/FCM/UNICAMP e pelos tutores e preceptores do PET-GraduaSUS de Fonoaudiologia. A experiência da faculdade no Programa de Estágio Docente (PED) voltada à formação interdisciplinar de pós-graduandos – relatada no trabalho dos discentes do Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação Ana Luiza Wuo Maia, Lavoisier Leite Neto e Viviane Zaqueu – foi premiada pela Comissão de Ensino da SBFa com o 2º lugar do Prêmio Excelência em Fonoaudiologia” – destacou Regina.