X Semana de Pesquisa aborda doenças cardiovasculares. Mais de 140 trabalhos de pesquisa foram apresentados

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 19/05/2017 - 10:46

Cocaína e hipercolesterolemia são novos fatores de risco

Aconteceu na manhã de quarta-feira (17) a abertura da X Semana de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O tema dessa edição é doenças cardiovasculares. A anfitriã do evento e coordenadora da Comissão de Pesquisa da FCM, Maria Luiza Moretti, deu as boas-vindas a todos os convidados, autoridades e pesquisadores que participam até o dia 19 das atividades científicas e apresentação de 140 trabalhos de pesquisa.

“A doença cardiovascular é a principal causa de morte no Brasil. Estima-se que mais de 340 mil pessoas morrem por ano de doença isquêmica no país. Temos procurado abordar durante a Semana da Pesquisa temas relevantes no contexto da saúde no Brasil. A Semana de Pesquisa é também uma oportunidade de encontro e troca de ideias entre a comunidade acadêmica e científica da Unicamp, inclusive para futuras pesquisas colaborativas”, revelou Maria Luiza Moretti, coordenadora da Comissão de Pesquisa da FCM.

Durante a abertura da cerimônia, o diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, destacou as competências em pesquisa que a faculdade tem. Já o diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, ressaltou a criação e investimento nos laboratórios multiusuários na FCM para facilitar as pesquisas e otimizar recursos.

“A Semana de Pesquisa simboliza a relação que acreditamos entre a formação profissional e a pesquisa. Temos, ainda, potencialidade para crescer muito em cooperação científica dentro da Unicamp”, disse Toro.

Munir Skaf, pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, disse que a FCM tem uma importância ímpar para a Universidade e para o país, com contribuições internacionais de grande relevância no campo da pesquisa. Ele também destacou a simbiose entre as práticas de ensino, assistência e pesquisa como um marco fundamental na história da FCM.

“O modelo de laboratório multiusuário da FCM é um tipo de instrumento institucional que agrega valor na pós-graduação, pois permite ao aluno usar diferentes técnicas de pesquisa. Pretendemos, também, ampliar a colaboração de pesquisas entre outras unidades da Universidade e serviços de apoio ao pesquisador”, comentou Skaf.

Novos fatores de risco para o coração

De acordo com o cardiologista e pesquisador da FCM Andrei Sposito, que proferiu a primeira palestra da manhã intitulada Resistencia à insulina e seu impacto na doença cardiovascular, os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares são a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, a pressão e colesterol altos e o diabetes. “Mais de 50% dos pacientes que enfartam não sabem que são diabéticos”, disse Andrei.

Ainda segundo o coordenador do Centro de Pesquisas Clínicas (CPC) da FCM, novos fatores de riscos estão surgindo, entre eles o uso de cocaína e a hipercolesterolemia familiar – uma doença genética caracterizada por altas concentrações de colesterol LDL no sangue – que aumenta o risco de desenvolver infarto. “Cerca de 25% das pessoas que infartam com menos de 45 anos são usuários de cocaína e uma para cada 300 pessoas têm hipercolesterolemia”, revelou Andrei.

Homenagens, história e lançamento de logotipo

No decorrer da abertura da X Semana de Pesquisa, a Comissão de Pesquisa prestou uma homenagem a todos os ex-coordenadores das gestões passadas. Os homenagenados foram: Edgard Ferro Collares (1984 a 1988 e 1994 a 1998); José Francisco Figueiredo (1984 a 1988); Marcelo de Carvalho Ramos (1988 a 1990); Djalma de Carvalho Moreira Filho (1990 a 1994); Anibal Eugênio Vercesi (1998 a 2002); José Butori Lopes de Faria (2002 a 2006); José Guilherme Cecatti (2002 a 2006); Sara Teresinha Olalla Saad (2006 a 2010) e Fernando Cendes (2010 a 2014).

Maria Luiza Moretti lançou também o logotipo alusivo aos 10 anos de Semana de Pesquisa. “Esse logotipo será usado em todo material impresso e eletrônico da Comissão de Pesquisa até maio de 2018 e estará disponível para download na página da Comissão de Pesquisa no site da FCM”, revelou Maria Luiza. Veja como foi a criação do logotipo.

A I Semana de Pesquisa teve início em 2007 durante a gestão do professor José Antônio Rocha Gontijo. De acordo com a então coordenara da Comissão de Pesquisa da época, Sara Olalla Saad, “a produção científica da FCM vinha crescendo de forma acentuada e, a exemplo do que ocorria em diversas universidades em diferentes partes do mundo, a Comissão de Pesquisa considerou que já era hora de realizar um evento para mostrar o que cada um de seus departamentos estava produzindo”.

Brito Cruz, Daniel Pereira, Carlos Buchpiguel, Fernando Augusto Soares, Tarcisio Eloy P. de Barros Filho e José Volpon foram alguns dos palestrantes convidados da I Semana de Pesquisa que ocorre, anualmente em maio, mês do aniversário da faculdade. O encerramento dessa edição foi com uma palestra do professor Luiz Sérgio Leonardi sobre a história da FCM.

De acordo com o professor e coordenador da Comissão de Pesquisa no período de 2010 a 2014, o neurologista Fernando Cendes, a Semana de Pesquisa é um espaço dentro do calendário da FCM para incentivar os alunos a treinarem suas apresentações, descobrirem e interagirem com outros grupos de pesquisa. “Isso é fundamental para o currículo do aluno. É importante que a comunidade local saiba o que está sendo produzido de pesquisa na Universidade. A premiação é um incentivo a mais para eles divulgarem o que estão fazendo”, disse Cendes.

Veja como foram as edições anteriores da Semana de Pesquisa da FCM.

Veja o álbum de fotos da X Semana de Pesquisa.