Homenagem à Ronan Vieira:

No dia 11 de junho de 2007, o Centro de Controle de Intoxicações da Unicamp (CCI) realizou um jantar de confraternização para homenagear o médico e pesquisador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Ronan José Vieira. Compareceram ao jantar docentes, funcionários, alunos do CCI e também os familiares.
Em um clima alegre e descontraído, Ronan foi presenteado com uma cesta de plantas tóxicas, uma placa de agradecimento e um bolo de aniversário. Em contra partida, Ronan contou aos presentes como, ainda garoto, teve seu primeiro contato com a toxicologia.
Seu grande empenho, sua extrema dedicação e alta qualidade no desenvolvimento de suas atividades profissionais, no âmbito mais geral da FCM da Unicamp e, mais especialmente, na criação, coordenação e manutenção do CCI durante as últimas três décadas, são reconhecidos por todos que acompanharam a sua carreira de médico, professor e pesquisador. Sua contribuição ao ensino de Clínica Médica e às práticas relativas ao atendimento das intoxicações e das urgências médicas em geral, constituem um acervo inigualável de informações, procedimentos e ensinamentos técnicos e éticos que hoje se produzem na prática diária de centenas de médicos formados sob sua égide.
Ronan é um dos professores mais queridos da FCM, sempre requisitado como patrono ou paraninfo das turmas de medicina. Seus “causos” clínicos causam assombro entre os alunos e até mesmo entre os amigos de profissão. Para ilustrar tamanha fama, vale lembrar algumas de suas histórias. Contam que, certa vez, um rapaz foi picado por uma cobra e chegou ao Pronto Socorro, trazendo a mesma com um ferimento "grave". Ronan não vacilou! Suturou a cobra e a medicou com uma injeção de benzetacil. Mas a pobrezinha evoluiu a óbito.
Outra: uma vez, o doutor Ronan foi examinar o raio-X de uma paciente e observou um enfisema subcutâneo de boas proporções. Daí ele soltou, uma com aquela voz fechada (e engraçada, enrolada) dele: "Amarra ela na maca que ela vai sair voando!"
Estas e outras histórias estão disponíveis na comunidade “Dr. Ronan é o rei!”, no Orkut, criada por ex-alunos para homenagear o mestre.
No dia 29 de junho, durante reunião da Congregação, Ronan também foi homenageado, em virtude da solicitação de sua aposentadoria. Muitas outras histórias foram contadas, inclusive por ele mesmo, que disse estar “ansioso por mudanças e novidades”. Mantendo seu estilo característico, Ronan agradeceu a todos, dizendo que ficará por aí para esclarecer alguns dos “causos” sobre sua pessoa.