Após 30 anos, XVIII turma de Medicina descerra placa de formandos no memorial da FCM

Alunos da 18ª turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp reuniram-se no sábado (19), no jardim memorial da FCM para descerrar, após 30 anos, a placa com o nome dos formandos. O evento transcorreu em clima de festa e reencontro de amigos e familiares que não se viam há muitos anos. “A maioria atendeu ao convite. Muitos vieram de longe. Não é fácil juntar mais de 100 médicos num sábado”, revelou a médica Rosane Silvestre de Castro, uma das organizadoras do evento.

O médico Fábio Hüsemann Menezes disse que a 18ª turma é motivo de orgulho para faculdade. Uma breve contagem dos números mostra que eles atuam em 28 especialidades médicas e estão distribuídos por mais de 23 cidades, inclusive no Peru e Israel. Hüsemann comparou a turma como um rio que quando chega ao delta espalha seus braços em várias direções, levando vida e esperança.

“Dentro de 30 anos de caminhada na mais bela das profissões, a nossa retribuição tem sido servir com dedicação, ética e amor ao povo brasileiro”, disse Fábio.

O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, foi veterano da turma – ele era da 14ª turma de Medicina – e disse que é uma emoção inexplicável rever amigos e pessoas com quem conversou na época da graduação e da residência médica. Segundo Toro, a faculdade já era boa na época da 14ª e 18ª turmas e hoje está entre as primeiras melhores faculdades de medicina do país.

“Mais do que formar bons médicos, formamos boas pessoas. Ficamos contentes em ver uma turma como a de vocês, que disseminou a saúde pelo país e até fora dele. A faculdade sempre estará de portas abertas aos seus ex-alunos”, disse Toro.

Após o descerramento da placa no memorial da FCM, os ex-alunos da 18ª turma de Medicina plantaram um ipê roxo no jardim do estacionamento da FCM. Na sequência, todos seguiram para o Espaço Gourmet onde aconteceu um café de confraternização. Como presente, todos ganharam o livro “FCM 50 anos: a realidade ultrapassou o sonho”.

Veja quem é quem da 18ª turma de Medicina.