Aula da Saudade e Dia do Branco marcam despedida da 48ª Turma de Medicina e entrada dos alunos do 4º e 5º anos no internato

Alunos da 48ª turma do curso de Medicina e dos quarto e quinto anos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram, na manhã dessa quinta-feira (22), de duas cerimônias tradicionais e marcantes para a formação médica. A 48ª turma do curso de Medicina assistiu, pela manhã, a última aula do curso – a Aula da Saudade – proferida pelo médico socorrista da Unidade de Emergência Referenciada do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Diego Lima Ribeiro.

“Chorei ao montar a última aula dos alunos. Lembrei de tudo que passamos juntos, em grupos pequenos, no HC. Foi a primeira vez que dei uma aula para os 110 alunos ao mesmo tempo. Foi difícil controlar a emoção. Sinto-me feliz ao deixar plantado em cada um deles uma semente do que é ser médico, ainda mais nos dias de hoje”, revelou Diego, que foi aluno da FCM e hoje é, também, professor.

Após a Aula da Saudade, aconteceu o descerramento do quadro de fotos dos alunos no saguão da faculdade e da placa com o nome de todos os integrantes da 48ª turma do curso de Medicina da FCM, no memorial da faculdade.

O patrono da turma foi o médico Tiago de Araújo Guerra Granjeia e o paraninfo foi o médico Marcelo Schweller. Tiago e Marcelo ora eram convidados para paraninfo ora para patrono das turmas, em anos diferentes. Esse ano, ambos os professores foram convidados para serem patrono e paranifno, juntos. Deixando alguns discursos para as outras comemorações, eles escreveram para os alunos na rede social:

"Nossos queridos alunos. A saudade antecipada pela conclusão do curso de vocês é grande, mas não é maior que a expectativa de tê-los ao nosso lado na medicina. Curtam cada momento dos próximos dias, para que fique muito bem marcado o fim de uma bela história e o começo de outra, ainda melhor. Obrigado por nos incluírem de forma tão significativa na história de vocês. Estaremos sempre por perto. Parabéns a todos!"

Dia do branco

Ao entrarem para o internato médico, quando passam do quarto para o quinto ano curso de Medicina e ao passarem do quinto para o sexto ano, os alunos começam a usar a tradicional roupa branca. Esse evento acontece sempre no mês de outubro, quando termina um ano na graduação do curso e começa outro. A expectativa dos alunos é grande. Alguns trazem até a família. Em 2015, tanto a Aula da Saudade, para aqueles que estão se formando, quanto o Dia do Branco, para os alunos da graduação, foram marcados no mesmo dia.

Símbolos da tradição de uma faculdade que há mais de 50 anos forma excelentes médicos para o Brasil, ambos os eventos foram acompanhados por docentes e funcionários da FCM, entre eles o diretor da faculdade, Ivan Felizardo Contrera Toro e o coordenador do internato médico, Gustavo Pereira Fraga.