Biblioteca encerra 2015 vencedora do Prêmio Paepe, pela FCM

“Surpreender além das expectativas” foi a motivação de uma equipe de bibliotecárias da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, na elaboração do projeto “Necessidade de informação na área da saúde: melhoria no serviço de referência da Biblioteca FCM”. O trabalho elaborado por Rosana Evangelista Poderoso, Juliana Ravaschio Franco de Camargo e Ana Paula de Morais Oliveira concorreu ao Prêmio Paepe de 2015, tendo sido escolhido como o melhor trabalho da unidade.

Ser educado não é condição única para oferecer um bom atendimento para os usuários de uma biblioteca. De acordo com a diretora da Biblioteca da FCM Rosana Poderoso – responsável pelo projeto – é preciso prever necessidades específicas do público atendido em cada unidade.  “Desde 2012, temos nos preocupado com a particularidade da área da saúde, a relevância da informação em saúde, bem como a sua influência nos resultados de pesquisa ou intervenções de rotina”, explica Rosana.

A partir do estudo do processo de oferta de serviços da Biblioteca, a equipe começou a refletir sobre a implantação de melhorias no sentido de propor um atendimento capaz de dar conta da complexidade da área da saúde. “Atualmente, os usuários localizam os artigos pela internet. Essa facilidade digital, aliada à incompatibilidade de agenda, impede que eles explorem as novidades da Biblioteca”, explica Rosana.

Para contornar a situação, a partir de 2012, a equipe da Biblioteca da FCM passou a oferecer cursos rápidos, com duração de 30 minutos, com o objetivo de apresentar temas de interesse dos pesquisadores, novas bases de dados e ferramentas de pesquisa relevantes para a área de saúde, tais quais, Science Direct, Cochrane, Fator de Impacto e Índice H, Livros Eletrônicos e Bibliotecas do Mundo.

Na avaliação da bibliotecária Juliana Ravaschio, responsável pelo Serviço de Referência, a experiência foi bastante positiva, pois permitiu que usuários interagissem com os novos serviços e possibilidades da Biblioteca. “O número de pessoas atendidas pela Biblioteca da FCM cresce a cada ano, assim como a solicitação de docentes para que nossos profissionais participem das aulas de metodologia ou outras com objetivo de orientação de pesquisa”.

Confira a lista com todos os inscritos e vencedores do Prêmio Paepe 2015.