Boletim da FCM destaca avanços da medicina no diagnóstico e tratamento de doenças

Já está online a nova edição do Boletim da FCM. Essa edição aborda as novas tecnologias e avanços da medicina no diagnóstico e tratamento de doenças. Um dos destaques é a utilização do zebrafish – o popular peixe paulista – como alternativa ao uso de outros modelos animais em pesquisa. A aquisição de um equipamento pela Unicamp que usa imagens em 3D de pequenos animais também retrata a preocupação dos pesquisadores em otimizar e diminuir o uso de animais em teste pré-clínicos. A utilização da bioinformática para resultados na área da genética é outro tema da sessão mais pesquisa.

O entrevistado dessa edição é o médico psiquiatra Neury Botega que tem diversos livros e estudos publicados na área do suicídio. A sessão mais ensino destaca a criação da Central de Intérpretes de Língua de Sinais para atender os alunos de pós-graduação e graduação da Unicamp. A história da deficiência visual é outro tema da edição do Boletim da FCM que traz, ainda, os poemas de Fabrício Donizete da Costa, médico-residente da FCM, além dos últimos acontecimentos na área da saúde da Unicamp.

A edição impressa pode ser retirada na Biblioteca da FCM, Comissão de Graduação, Comissão de Pós-Graduação, Residências Médica e Multiprofissional, Centro de Memória e Assessoria de Relações Públicas e Imprensa da FCM.