Boletim da FCM: Luzes acima dos rumos do SUS

O Boletim da FCM sai em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e traz em sua nova edição um texto de Nelson Rodrigues dos Santos, professor colaborador do Departamento de Saúde Coletiva da FCM e presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa). O entrevistado é o médico José Carlos Ramos de Oliveira, com larga experiência em planejamento estratégico e sistemas públicos de saúde. Tanto Nelson quanto José Carlos participaram da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, evento considerado o marco histórico do SUS.

“O maior desafio é o inadequado financiamento do SUS”, diz José Carlos. “O drástico subfinanciamento federal barra a implementação das diretrizes constitucionais e de novo modelo de atenção à saúde”, afirma Nelson, que foi secretário de Saúde de Campinas a partir de 1983.

A implementação do SUS a partir da década de 1970 em Campinas e a Vanguarda e mazelas do SUS em Campinas nos últimos dez anos, de Adilson Rocha Campos e Roberto Marden Soares Farias, respectivamente, são dois textos baseados dissertações de mestrado nas áreas de política, planejamento e gestão em Saúde que mostram a participação da cidade na criação e consolidação do SUS.

“À luz do atual momento do SUS, verificamos que a trajetória percorrida para sua construção, desde os seus antecedentes históricos, possibilitou várias conquistas, que devem ser sempre reafirmadas e aprimoradas”, diz o médico Adilson Rocha Campos.

“Se o SUS será uma política voltada para os pobres e um direito de cidadania ou se a saúde será uma mercadoria ditada pelo movimento neoliberal vai depender do desejo do povo brasileiro”, alega o médico Roberto Mardem Soares Farias.

O Boletim da FCM traz ainda outros temas como a avaliação dos serviços especializados em reabilitação, o início da medicina termal no Brasil, a atuação do Diretório Científico Adolfo Lutz na pesquisa e extensão da faculdade, e um conto do médico sanitarista Gastão Wagner de Souza Campos.

Acesse a edição completa ou cada artigo no site da FCM.