Brasil e Dinamarca realizam evento sobre fibrose cística e possibilidades de pesquisa e intercâmbio

O médico e pesquisador em fibrose cística da Universidade de Copenhagem Niels Høiby, esteve na manhã dessa quinta-feira (15) no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp falando sobre as oportunidades de estudo e pesquisa na Dinamarca. O público-alvo principal foram os estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores interessados em realizar parcerias, cooperações e acordos de co-tutela. Niels foi recebido na FCM pelo diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, pelo professor e médico Carlos Emílio Levy e pelo vice-reitor executivo de relações internacionais da Unicamp, Luis Augusto Barbosa Cortez.

Com cerca de 40 mil estudantes e mais de nove mil empregados, a Universidade de Copenhague (UCPH) é uma das maiores instituições de pesquisa e ensino nos países Nórdicos. A UCPH oferece mais de 200 programas de estudos em ciências da saúde, ciências humanas, ciências exatas, direito, ciências da vida, ciências farmacêuticas, ciências sociais e teologia, e também oferece um número significativo de cursos em inglês a cada semestre. “Isso permite aos estudantes de intercâmbio montar programas de estudos adequados, que atendam a demanda de suas instituições de origem”, disse Niels.

Para o diretor associado da FCM, Roberto Teixeria Mendes, a vinda de Niels representa uma oportunidade para ver o que as duas Universidades podem fazer juntas em pesquisa e intercâmbio. Um dos pontos abordados durante a reunião foi a questão do dupla graduação. Segundo Cortez, a Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI) tem encorajado o debate sobre esse programa dentro da Universidade. Entretanto, revelou o vice-reitor, a aprovação dessa modalidade depende de decisões acadêmicas e do controle do currículo dos alunos.

Encontro sobre fibrose cística

De 16 a 7 de outubro, no Centro de Investigação em Pediatria (Ciped), acontece o "Brazil-Denmark Meeting on Cystic Fibrosis Microbiology". O público-alvo são os profissionais de saúde envolvidos com a fibrose cística. Esse encontro visa oferecer um ciclo de palestras para atualização sobre a fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das infecções respiratórias na fibrose cística, doença genética ainda sem cura que atinge cerca de 70 mil pessoas em todo o mundo, principalmente  crianças. Veja programação e inscrição no evento.