Cooperação entre FCM e UMass Medical School estabelece estratégias em neuropsiquiatria

A neurologista e chefe do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Marilisa Mantovani Guerreiro, juntamente com os médicos Carlos Guerreiro e Li Li Min, estiveram esta semana no Departamento de Psiquiatria da UMass Medical School, nos Estados Unidos, para uma conversa com Douglas Ziedonis e William McIlvane sobre oportunidades de cooperação. A visita está alinhada com o plano estratégico da FCM e da Unicamp sobre internacionalização,

Entre as várias possibilidades de cooperação discutidas entre os representantes de ambas as escolas médicas, foram definidas a transmissão via internet dos Grand Rounds do Departamento de Psiquiatria da Universidade norte-america e a criação de grupos de discussão clínica entre unidades. “Isso permitirá uma visão de diferentes culturas sobre temáticas em neuropsiquiatria para toda a comunidade da FCM”, disse Marilisa.

Outra iniciativa é buscar estreitar uma parceria de pesquisa na área de neurodesenvolvimento, em particular o transtorno do espectro autista. William McIlvane, diretor do UMMS Intellectual and Developmental Disabilities Research Center (IDDRC), participará no dia 8 de abril de 2016 do III Encontro sobre Neurociências na Educação que acontece dentro do III Brainn Congress, que acontecerá, na Unicamp.

O Departamento de Psiquiatria da UMass Medical School é um dos maiores departamento de psquiatria dos Estados Unidos, com 330 profissionais no corpo docente e dois mil funcionários. Para saber mais: http://www.umassmed.edu/psychiatry/