Curso internacional gratuito para docentes e alunos da FCM sobre metodologia ativa para o ensino médico. Inscreva-se

De 16 a 18 de novembro, o Escritório de Internacionalização da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realiza o curso intensivo “Medical Education in Focus: combining School of Medical Sciences-Unicamp and Maastricht University experiences” e o “II Symposium of Student Exchange - School of Medical Sciences (SMS) - Unicamp and Science without Borders”. O primeiro curso é totalmente em inglês e pretende aumentar o contato de docentes e alunos com a língua inglesa. Já o simpósio é uma troca de experiência entre alunos que voltaram do exterior com aqueles que pretendem buscar uma vivência internacional.

De acordo com Rodrigo Bueno de Oliveira, o Escritório de Internacionalização da FCM definiu em seu plano estratégico aumentar a inserção de alunos, docentes, pesquisadores e médicos-residentes da FCM dentro de atividades de internacionalização. O Intensive Course é fruto de um edital da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) que permite trazer docentes e pesquisadores estrangeiros para ministrar cursos e aulas no idioma inglês, que é a língua da internacionalização.

“O ensino médico é uma área estratégica e comum a todos os docentes. Esse curso é uma semente que deve dar frutos e propiciar, além da imersão no idioma inglês, possibilidades de pesquisas colaborativas e intercâmbio de alunos”, revelou Rodrigo, coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM.

Para participar de dois dos quatro módulos do “Medical Education in Focus: combining School of Medical Sciences-Unicamp and Maastricht University experiences” é necessário fazer inscrição. As inscrições devem ser feita de forma presencial no próprio Escritório de Internacionalização, localizado no último piso do prédio-sede da FCM. (Veja programação).

Para o “II Symposium of Student Exchange - School of Medical Sciences (SMS) - Unicamp and Science without Borders”, que acontece no dia 17 de novembro no anfiteatro 1 da FCM, não é necessário inscrição. (Veja a programação). Esse encontro contará com a participação de alunos e médicos-residentes que participaram do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) ou que fizeram estágio no exterior, além da participação do Vice Reitor Executivo de Relações Internacionais da Unicamp, Luis Augusto Barbosa Cortez e da assessora da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) para o programa Ciência sem Fronteiras e docente da FCM, Laura Sterian Ward.

“Também iremos explicar como o Escritório de Internacionalização funciona e que apoio damos àqueles alunos que querem ir para o exterior”, disse Rodrigo.

A programação e outras informações sobre os cursos estão disponíveis em http://www.fcm.unicamp.br/fcm/eventos/2015/intensive-course-and-ii-sympo...

Informações pelo telefone (19) 3521-8882 com Elisete.