Dia Mundial da Psoríase terá ação de conscientização sobre a doença na Unicamp

No dia 29 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Psoríase. A Sociedade Brasileira de Dermatologia de Dermatologia promove uma campanha nacional de conscientização sobre a doença. Na Unicamp, durante a semana de 26 a 30 de outubro, o serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas (HC) Unicamp estará empenhado em informar a população sobre a doença, orientar os pacientes e ajudar na batalha sobre a conscientização, a quebra do preconceito e a melhora da qualidade de vida das pessoas com psoríase.

De acordo com a coordenadora da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Renata Ferreira Magalhães, a psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, que pode afetar articulações e estar relacionada a outras doenças cardiovasculares. A psoríase afeta 2% da população e 20% dos pacientes apresentam formas moderadas a graves da doença, o que interfere muito na qualidade de vida, do indivíduo e de sua família. 

A doença caracteriza-se por lesões de pele avermelhadas, descamativas, bem delimitadas, nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, mãos e pés, mas pode aparecer em qualquer lugar do corpo, inclusive na região genital. Às vezes, acomete mais de 90% da superfície da pele.

“Há vários tratamentos tópicos, sistêmicos e com fototerapia, inclusive com novos medicamentos para o tratamento da psoríase. Os pacientes devem procurar um dermatologista para ter uma avaliação, triar as comorbidades e definir um plano terapêutico”, explicou Renata.