Elisabete Gasparetto e Gabriel Hessel recebem o prêmio de incentivo ao ensino de graduação, pela FCM

O pediatra Gabriel Hessel e a pedagoga Maria Elisabete Freire R. Gasparetto receberam os Prêmios de Incentivo ao Ensino de Graduação “Miguel Ignácio Tobar Acosta” e “Gabriel de Oliveria da Silva Porto” na manhã dessa sexta-feira (11). Os prêmios são concedidos pelos cursos de graduação em Medicina e Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A cerimônia de entrega aconteceu na Sala da Congregação da FCM e reuniu professores, amigos, familiares e convidados.

“A principal função da faculdade é formar profissionais com capacidade de responder aos anseios da sociedade. A escolha de Elisabete Gasparetto e Gabriel Hessel é sinal de que a faculdade reconhece os professores que se dedicam à graduação e à formação de novos profissionais nas áreas da Medicina e Fonoaudiologia”, disse o diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, que presidiu a solenidade.

O prêmio “Gabriel de Oliveria da Silva Porto” foi entregue pela coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM, Christiane Marques do Couto e por Angela Porto, neta do professor Gabriel de Oliveira da Silva Porto. “É uma honra representar meu avô que foi um modelo de educador e que tinha duas paixões: a Ponte Preta e a Unicamp”, disse Angela.

Christiane destacou o percurso de Elisabete Gasparetto dentro da Unicamp e disse que seu exemplo transcende o Cepre, o Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) e o próprio curso de Fonoaudiologia. “Ela tem a generosidade de partilhar o conhecimento com todos”, disse Christiane.

Ao receber o prêmio, Maria Elisabete Gasparetto disse que a qualidade do trabalho está relacionada à qualidade de vida do educador. Assim como Gabriel Porto, Elisabete confidenciou que sua paixão é ensinar. “É preciso transformar informação em conhecimento para que o aluno acredite e leve para vida o que aprendeu aqui”, disse.

O prêmio Miguel Ignácio Tobar Acosta foi entregue pelo coordenador do curso de graduação em Medicina, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho e por Natália Tobar e Francisco Tobar, neta e filho de Tobar Acosta. “Meu pai era muito humanista e se dedicava aos pacientes. É gratificante ver que ele continua a ser lembrado por novas gerações”, disse Francisco.

Paulo Velho foi aluno de Tobar Acosta e revelou que uma de suas marcas era a delicadeza, um dos atributos subjetivos que deram à Gabriel Hessel o prêmio esse ano. “Recebemos muitas indicações ao prêmio, mas Gabriel tem a capacidade de acolher e incentivar os alunos a serem bons médicos, assim como Tobar fazia”, disse.

Desde a graduação, Gabriel Hessel queria ser professor. E ele visualizava Tobar ensinando aos alunos – “a sua vida nos ensina e seu exemplo nos inspira”, disse. Gabriel Hessel agradeceu a todos pela indicação e pelo prêmio e disse que é preciso ouvir os pacientes e ensinar aos alunos o sentimento de amor ao próximo. “Esse é o grande desafio para todos nós, professores”, sentenciou emocionado.

Maria Elisabete Freire R. Gasparetto possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1972), mestrado em Neurociências pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (1997) e doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2001). Atualmente, é docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, do Cepre e da graduação em Fonoaudiologia da FCM da Unicamp, com atuação no Serviço de Visão Subnormal da disciplina de Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Unicamp. Tem experiência no campo do Desenvolvimento Humano, Saúde e Deficiência, na área da Pedagogia, Educação Especial, com ênfase em educação e reabilitação de pessoas com deficiência visual. Atua principalmente nos seguintes temas: baixa visão, visão subnormal, prevenção da cegueira, reabilitação, fonoaudiologia, avaliação e inclusão educacional. É representante do Brasil no International Council for Education of People with Visual Impairment (ICEVI) desde 2002, com a coordenação de 35 projetos nas áreas da baixa visão, orientação e mobilidade, intervenção precoce, sistema Braille, surdo-cegueira, tecnologia assistiva e inclusão educacional. Estes projetos foram realizados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Gabriel Hessel possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC (1984), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Unicamp (1991), doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Unicamp (1994) e livre-docência pela Unicamp (2008). Atualmente, é professor associado do Departamento de Pediatria da FCM da Unicamp. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em saúde materno-infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: trombose de veia porta, colestase neonatal, ultrassonografia, fibrose cística e hepatite autoimune. 

Sobre os prêmios entregues:

O prêmio "Miguel Ignácio Tobar Acosta" de incentivo ao ensino de graduação foi criado em 2005 pela diretora da FCM para premiar os professores que se destacaram no ensino. O nome da premiação é uma homenagem ao médico fundador do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM, Miguel Tobar que, já na década de 70, incentivava os alunos de medicina às atividades “extra-muro”. Inovador, Tobar enxergava os alunos fora da universidade, nas casas dos pacientes. Veja a lista de vencedores das edições anteriores do prêmio Miguel Ignácio Tobar Acosta.

O prêmio “Prof. Dr. Gabriel Oliveira da Silva Porto” é uma homenagem ao fundador do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação. O prêmio foi instituído em 2011 pela Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em conjunto com a coordenação do curso de graduação em Fonoaudiologia, com o objetivo de reconhecer a dedicação de um professor do curso de Fonoaudiologia pela sua contribuição ao ensino. Gabriel Porto mobilizou-se pela instalação da faculdade, ajudou a criar e a organizar a disciplina de Otorrinolaringologia, o Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia e o Cepre. Veja a lista de vencedores das edições anteriores do prêmio Gabriel Oliveira da Silva Porto.