Esporte, medicina e saúde é tema da nova edição do Boletim da FCM

Desde a antiguidade, a disputa, a conquista e a derrota faz parte da natureza humana. Somos todos movidos a desafios. O esporte é, inegavelmente, uma necessidade, um prazer, um algo mais para extravazar ansiedades, decepções, sonhos e emoções. Independente da modalidade esportiva, o esporte tem papel fundamental na saúde e na educação, pois conscientiza da importância de hábitos saudáveis, do trabalho em equipe e do respeito ao próximo.

A Medicina do Exercício e do Esporte é área da Medicina dedicada ao tratamento dos efeitos da atividade física, recreacional ou competitiva, na saúde das pessoas. Essa edição do Boletim da FCM oferece ao leitor uma visão das possibilidades e pesquisas desenvolvidas na FCM, conjuntamente com outras unidades da Unicamp, como a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e a Faculdade de Educação Física (FEF).

Essa edição do Boletim da FCM traz pesquisas sobre alongamento e lesão do joelho; atividade física e qualidade de vida entre adolescentes portadores de HIV e os efeitos dos movimentos e pés e quadril em bailarinos jovens. O uso do teatro para a formação de médicos e a história da febre amarela em Campinas no século XIX também são outros temas do Boletim da FCM, que traz, ainda, poemas de Maria Filomena de Gouveia Vilela.

Leia a edição completa do Boletim da FCM.