Exposição Mãos que Alimentam é um convite para ‘refeição com os olhos’

A exposição Mãos que Alimentam, do jornalista da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp, Ronei Aparecido Thezolin, é um banquete para quem passa pelo Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Neste ensaio fotográfico, o objeto são as mãos de chefs e cozinheiros em plena atividade. As imagens foram feitas ao longo dos últimos cinco anos, no contexto de um trabalho de divulgação da cultura gastronômica de Campinas e região, que segue tendo continuidade.

Thezolin conta que a ideia em fazer essa séria fotográfica nasceu por conta do jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, que publicou uma sequência de fotos no blog Toque de Chef com o nome da exposição. O incentivo final veio pela primeira Mostra de Fotografia da Unicamp, em 2014, que permitiu a ampliação das fotografias.

"Desde a adolescência eu fotografo. Já a gastronomia veio nos anos por conta das incursões gastronômicas por Campinas e região. Na cozinha, me arrisco em várias áreas. De carnes, risotos, peixes e até mesmo pães. Cada dia é um aprendizado pelas receitas de família e de memória, pelas incursões gastronômicas, livros, programas de tv, entre outros que colocam os desafios quase que diários em casa", revela o jornalista da Unicamp.

De acordo com Thezolin, desde tempos imemoriais, o homem se deu conta de que não existe “instrumento” mais perfeito que as suas mãos. A ciência ainda não conseguiu desenvolver uma prótese que consiga reproduzir com a mesma precisão – e delicadeza - os movimentos executados por esse órgão humano.

“Especialmente na gastronomia, as mãos são “ferramentas” fundamentais no preparo da comida que alimenta o corpo e também a alma. Esta mostra é também um convite a uma ‘refeição com os olhos’”, explica Thezolin, que mantém os blogs Olhar Gastronômico e Spresso do Café, para quem aprecia a gastronomia campineira e a bebida mais consumida no Brasil.

A exposição fica aberta ao público no Espaço das Artes da FCM até o dia 26 de agosto, das 8h às 18h30.

Ronei Aparecido Thezolin nasceu no município de Divinolândia, São Paulo. É formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas/SP. Concluiu a pós-graduação em comunicação pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em São Paulo. Em 2002, entrou para a Assessoria de Comunicação e Imprensa – Ascom – Unicamp, atuando como redator, na divulgação de pesquisas realizadas na instituição, na fotografia e também nas redes sociais.