FCM homenageia servidores aposentados em cerimônia emocionante

A memória institucional é construída pelos seus principais atores. Essa foi a tônica da emocionante cerimônia, realizada na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em homenagem a docentes e funcionários aposentados entre abril de 2014 a maio de 2015. A celebração foi o evento de encerramento das atividades anuais do Projeto “Memórias FCM”, que dentre outras ações, registra a memória da unidade com a coleta de depoimentos de seus servidores.

“Que vocês façam mais histórias maravilhosas e intensas como foi a construção dessa faculdade”, disse na ocasião, o diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro.  Tomando por referência a passagem bíblica de Eclesiastes, Ivan disse que para tudo na vida há um tempo de nascer e outro de morrer, de plantar e colher, chorar e sorrir, falar e calar. “Seria meu desejo nesse momento, ter o poder de modificar as palavras bíblicas e dizer que hoje é tempo de tudo, de alegria e reconhecimento por tudo o que vocês fizeram aos nossos alunos, pacientes e colegas de trabalho”.

O Pró-Reitor de Graduação Luis Alberto Magna disse ser indissociável ao comportamento profissional, especialmente, daqueles que são médicos, a sensibilidade para reconhecer o papel desempenhado por todos aqueles que se aposentam. “É uma satisfação muito grande estar aqui hoje. Nasci para a vida profissional nessa escola e, portanto, fui conduzido pelos colegas que hoje se aposentam, e pelos funcionários com os quais tive a oportunidade de conviver. Todo esse conjunto de pessoas forjou uma parte significante da minha personalidade”, disse Magna.

A cerimônia de homenagem aos aposentados da FCM também contou com a presença do padre e capelão do Hospital de Clínicas (HC), João Silvio Rocha e Noberto Tortorello Bonfim; e dos músicos, Esdras Rodrigues Silva, diretor do Instituto de Artes, Roberto Teixeira Mendes e Paulo Dalgalarrondo, respectivamente, diretor associado e docente do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM.

Durante a cerimônia, um vídeo com trechos dos depoimentos dos docentes e funcionários contando suas trajetórias na FCM foi apresentado aos amigos, parentes, alunos, funcionários, médicos-residentes, chefes de departamento e autoridades presentes.

Memórias FCM

O projeto “Memórias da FCM” é uma iniciativa da Diretoria da FCM, juntamente com as áreas de Assessoria de Relações Públicas, Comissão de Apoio Didático, Científico e Computacional, Centro de Memória e Arquivos da FCM e Recursos Humanos. Seu objetivo é a valorização profissional e o resgate da história oral de docentes e funcionários. Nos meses que antecedem a cerimônia de homenagem, são realizados vídeos depoimentos com todos os colaboradores aposentados no último ano, e o material é encaminhado para catalogação no Centro de Memória da FCM.

Na edição 2015 do projeto foram homenageados os professores Antonio Guilherme Borges Neto, Antonio Vanderlei Ortenzi, Aparecida Machado de Moraes, Elcio Landim, Emílio Francisco Marussi, Ester Maria Danielli Nicola, Francisco Mezzacappa Filho, Helenice Bosco de Oliveira, Henrique Benedito Brenelli, Irene Gyongyever Heidemarie Lorand Metze, João Luiz de Carvalho Pinto e Silva, José Carlos Ramos de Oliveira, Letícia de Las Mercedes Marin Leon, Milton Lopes de Souza, Neury José Botega, Solange Gagheggi Ravanini, Tereza Ribeiro de Freitas Rossi e Wolgrand Alves Vilela; e os funcionários Antonio Ribeiro do Prado, Jamilson Conceição Alves, Joyce Rosa Bouskela, Jussara Rehder, Maria Madalena Vasconcelos, Ormandina Borges de Bem, Silvia Concettina Margarete Panebianco e Silvia Saraiva Pereira Lima.