FCM inicia campanha de coleta seletiva com distribuição de canecas, canetas e folders

A Comissão de Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp iniciou uma campanha em relação à coleta seletiva e descarte correto de resíduos sólidos destinados à reciclagem. O lançamento da campanha aconteceu na manhã dessa terça-feira (26) na diretoria da FCM, durante reunião da Comissão de Gestão Ambiental com o diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes. Durante a campanha serão distribuídas canecas de cerâmica, canetas e folders explicativos em todas as áreas e departamentos da faculdade.

As canecas foram adquiridas de fabricantes da região, incentivando o comercio local. A escolha pela cerâmica foi por motivos de evitar materiais nocivos à saúde. As canetas foram produzidas pelo Projeto Recicle e foram confeccionadas à partir do reaproveitamento de copos descartáveis. Todos os materiais utilizados na campanha foram adquiridos com recursos do Edital de projetos do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp.

De acordo com enfermeira Lânia Carla Splendor Costa, a geração excessiva de resíduos que não são destinados à reciclagem afeta a capacidade dos aterros sanitários. Atividades de coleta seletiva são primordiais no encaminhamento de resíduos sólidos para reciclagem. A coleta seletiva consiste na separação de materiais recicláveis, tendo em vista a destinação destes para as cooperativas, que transformam esses materiais em novos produtos.

“Um dos desafios é segregar estes resíduos corretamente, no momento do descarte. As cooperativas fazem o trabalho de triagem dos materiais, e a venda destes reverte em recursos para os cooperados. Este é um aspecto social muito importante na coleta seletiva. Há também a diminuição da extração de matéria prima e a economia de energia durante o reprocessamento de alguns materiais”, explica Lânia.

Roberto Teixeira Mendes, diretor associado da FCM, disse que um dos grandes desafios desse tipo de campanha é engajar as pessoas até adquirirem o comportamento para descartar corretamente o resíduo produzido. “É como usar sinto de segurança. Antigamente ninguém queria usar. Agora, ninguém quer andar sem. Adquirindo o hábito, a pessoa passa a não fazer aquilo que é inadequado”, disse.

A primeira campanha organizada para implantar a Coleta Seletiva na FCM aconteceu em fevereiro de 2002, quando foi implantado o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Coleta Seletiva na FCM. Na Unicamp, a Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura do campus recolhe, diariamente, os resíduos passíves de reciclagem e os levam até o barracão da Coleta Seletiva, para serem posteriormente destinados às cooperativas cadastras pela Prefeitura Municipal de Campinas. Todas as informações sobre o correto descarte de resíduos estão disponíveis na intranet da FCM no ícone descarte de resíduos.