FEnf tem aula aberta com professora da Universidade Johns Hopkins

A enfermeira Elizabeth Sloand, professora da universidade norte-americaca Johns Hopkins, esteve na Faculdade de Enfermagem da Unicamp (FEnf) na última terça-feira (9), para falar a palestra “Cuidado primário à saúde da criança e do adulto: experiência em duas realidades distintas”. Em reconhecimento aos trabalhos realizados no sudoeste rural do Haiti, a pesquisadora recebeu em 2005, o prêmio “Herói Voluntário de Cuidado em Saúde”, do jornal Daily Record, de Maryland.

Ao longo de sua carreira, Elizabeth Sloand tem se dedicado à área de Enfermagem em Saúde de crianças e adolescentes carentes de baixa renda, tanto em Baltimore, cidade sede da Universidade, quanto no sudoeste rural do Haiti, onde ela desenvolve um programa de intercâmbio em que os alunos de graduação da Johns Hopkins prestam cuidados de saúde primária e preventiva diretamente às famílias carentes.

Durante a sua visita à FEnf, Elizabeth falou sobre as atividades desenvolvidas pela Faculdade de Enfermagem da Jonhs Hopkins no Haiti, tanto na Clínica de atenção primária, como nos projetos de saúde pública, discutindo o valor educacional e dos serviços desenvolvidos naquele país, e descreveu como acontecem os projetos de educação e pesquisa na sua universidade.

“Os alunos que chegam a nossa universidade, em geral, estão interessados não somente em enfermagem, mas também na saúde do restante do mundo. Mesmo a distância entre os EUA e o Haiti não sendo tão grande, a diferença entre a realidade dos dois países são muito diferentes. Os estudantes aprendem muito, mas também têm a oportunidade de ajudar as pessoas que necessitam de cuidados básicos de saúde”, comentou Elizabeth.

Internacionalização da Enfermagem da Unicamp. Saiba mais!

Visando consolidar novas parcerias com instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais, a Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp firmou no início do mês de maio deste ano, na Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI), um convênio de cooperação com a Université Laval, do Canadá. Dentre as propostas de colaboração entre ambas as universidades estão o intercâmbio de massa crítica, a oferta de cursos específicos bilíngues e o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa.

Na ocasião do acordo de cooperação, a comitiva internacional representada pelo reitor Denis Briere, a vice-reitora Nicole Lacasse e o diretor de relações internacionais Richard Poulin visitou as instalanções da FEnf  e participou de cerimônia de recepção que abordou o histórico institucional  e aspectos acadêmicos da Enfermagem da Unicamp.

Na ocasião do encontro, a diretora da FEnf Maria Isabel Pedreira de Freitas lembrou que a Enfermagem da Unicamp está entre os melhores cursos do país. “Embora a FEnf seja uma das faculdades mais jovens da Unicamp, nosso curso de graduação foi fundado em 1978, e atualmente está entre os melhores, com nota 5 na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)”.

Representantes de universidades do Canadá e da Grã-Bretanha visitam a Unicamp