Festa de aniversário foi tema de oficina culinária para pacientes com fenilcetonúria do Cipoi

O Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância (Cipoi) realizou uma oficina de culinária para ensinar as familiares e pacientes atendidos no ambulatório de fenilcetonúria a preparar uma festa de aniversário com alimentos especiais. A temática escolhida é um tema bastante questionado pelos pais, uma fez que festas de aniversario são eventos presentes na vida, principalmente, das crianças.

A atividade aconteceu no sábado, das 10 às 12 horas, e foi coordenada por nutricionistas do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Cipoi da Unicamp. Aproximadamente 50 pessoas entre pacientes e familiares participaram do curso. O evento contou ainda com a participação dos Hospitalhaços, que fizeram várias atividades com as crianças.

De acordo com a nutricionista Renata Girau, pacientes com fenilcetonúria têm várias restrições alimentares, que impossibilitam os pacientes a consumirem alimentos convencionais à base de trigo, derivados do leite, carnes, ovos e legumes, que são alimentos ricos em fenilalanina.

“Os alimentos geralmente servidos em festas não podem ser consumidos por crianças com fenilcetonuria, portanto precisamos oferecer opções de preparações para que eles possam aproveitar esses eventos. Sendo assim, eles não podem consumir bolos, docinhos, pães, salgadinhos de festa, biscoitos e vários outros alimentos”, explicou Renata.

Os riscos de não seguir a dieta restrita em fontes de fenilalanina expõe os pacientes a problemas no desenvolvimento neuropsicomotor. Seguindo a dieta desde o nascimento, o desenvolvimento ocorre normalmente. “No encontro, ensinamos como fazer salgadinhos de festa, docinhos e bolo confeitado, tudo a partir de receitas adaptadas e própria para os pacientes. No final, houve degustação de tudo. Foi um sucesso”, revelou Renata.