Fonoaudióloga da FCM recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

A fonoaudióloga do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) da Faculdade de Ciências Médicas, Regina Yu Shon Chun e docente do curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicamp, recebeu o prêmio Destaque em Saúde Coletiva 2015. O prêmio foi entregue pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) durante o XXIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia, ocorridos de 14 a 16 de outubro em Salvador, BA.

O prêmio de Destaque dos Departamentos Científicos foi instituído em 2003 pela SBFa. Inicialmente, foi atribuído ao Departamento de Voz e, desde 2010, o prêmio foi estendido a todos os outros departamentos da SBF. O objetivo do prêmio é destacar fonoaudiólogos cujas contribuições merecem o reconhecimento em sua área de especialidade.

A entrega do prêmio foi feita por Mariangela Lopes Bitar, docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva da SBFa. Os candidatos de cada departamento são indicados em lista tríplice e submetidos à votação entre os membros associados pelo portal da SBFa.

Regina Yu Shon Chun possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1978), especialização em Voz e Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2002) e especialização no Curso de Ativadores de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (2006). Possui mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp (2007). Atualmente, é docente do curso de Graduação em Fonoaudiologia, do programa de mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação e supervisora do Programa de Aprimoramento de Fonoaudiologia em Neurologia e da Residência Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.