I Corrida e VIII Caminhada da FCM batem recorde de inscritos e arrecadam alimentos para entidades beneficentes

Aproximadamente 600 pessoas participaram da I Corrida e VIII Caminhada da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), ocorridas na manhã desde domingo (13), na Unicamp. No total, 970 pessoas se inscreveram. A inscrição foi um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados foram doados para instituições beneficentes de Campinas. A largada aconteceu em frente à faculdade. A corrida foi de cinco e dez quilômetros e a caminhada de cinco quilômetros. Os dois primeiros vencedores de cada prova nas categorias masculino e feminino receberam uma medalha de participação como prêmio simbólico. As medalhas foram entregues pelo pró-reitor de graduação da Unicamp, Luis Alberto Magna. “Corro todo dia uma hora. Isso equivale a uma vida”, revelou Magna. (Veja relação de atletas vencedores no final).

O médico Felipe Osório Costa, um dos organizadores da corrida, disse que o evento atingiu as expectativas, especialmente em abrir a Universidade para as pessoas conhecerem o campus. “As pessoas entenderam que era uma prova beneficente e vieram motivadas pela saúde, algumas já com hábito de correr e outras iniciando. Ano que vem teremos mais”, disse. O diretor da FCM, Ivan Felizardo ContreraToro elogiou a organização e o trajeto da corrida, e também o número expressivo de participantes. “A FCM não trata de doença, ela trata de saúde. É papel da faculdade valorizar eventos como esse e sinalizar que ela está aberta à sociedade”, reforçou.

O médico Sérgio Piedade, coordenador da Liga e do Grupo de Medicina do Exercício e do Esporte, disse que a expectativa de vida das pessoas vem aumentando ano a ano e todos devem se preparar para ter uma reserva biológica maior. “Com certeza, a atividade física só vai trazer benefício. Essa é uma oportunidade para quem não faz atividade física regularmente e despertar o interesse em começar a fazer isso”, disse Piedade.

Histórias de vida

Carlos Aparecido Bertolo corre há um ano e meio e disse que a corrida mudou a sua vida. Ele era sedentário, obeso, tinha colesterol alto e câimbras. Desde que começou a correr, perdeu 30 quilos e melhorou muito a qualidade de vida. “Antes era sofá, pipoca e cama. Era um desânimo. Comecei a correr, mudei a alimentação e agora levanto com vontade e ânimo”, revelou. Humberto Pimenta começou a correr com um amigo maratonista e, depois, continuou correndo. Reuniu amigos e criou o grupo “Corro +  Correndo entre amigos”, que reúne pessoas de Campinas, Sumaré e região. “Hoje somos em 30 amigos que correm regularmente. O grupo ainda é pequeno, mas estamos crescendo”, disse.

Edvaldo da Cunha Smaniotto faz parte do grupo de corredores Socorro. Eles treinam no Sesi e formaram a equipe para ter uma vida saudável. “Ficamos sabendo da corrida pelo site e fomos passando uns para os outros. Viémos para cá com 20 corredores”, disse. Edi Carlos Aparecido Constante trabalha como analista financeiro no Centro Infantil Boldrini. Ele pratica musculação e faz corrida na esteira. Viu a faixa da Corrida e da Caminhada no balão de acesso ao bairro Barão Geraldo. “Convidei colegas de trabalho para a caminhada. É uma oportunidade de nos unirmos e fazer algo juntos”, disse.

A I Corrida e VIII Caminha da Saúde da FCM da Unicamp teve o apoio da Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL), Gastrocentro, Hemocentro, Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism), Bateria Batucogu, Unicred Campinas, Sanasa, Vigilância do campus e Serviço Vidas do Cecom). As entidades beneficentes atendidas com a arrecadação de alimentos foram: Lar da Criança Feliz, Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria e Lar de Idosos Recanto Vovô Antonio.

Veja mais fotos da I Corrida e VIII Caminhada da Saúde da FCM.

Classificação

Corrida 5 quilômetros

Masculino

1 – Severino Felix do Nascimento

2 – Rodrigo Aparecido Pizeta

Feminino

1 – Mirian Raquel Martins

2 – Teresa Solange Pinto

 

Corrida 10 quilômetros

Masculino

1 – Waldenilson de Miranda

2 – Alberto Militão da Silva

Feminino

1 – Marina Ines de Oliveira Silva

2 – Leide Hernandez