Médico indiano ensinará à beira do leito durante um mês na FCM

Rao R. Ivatury, renomado cirurgião indiano, professor e pesquisador de fisiologia, cirurgia do trauma, emergência e terapia intensiva da Virginia Commonwealth University, Estados Unidos, ficará durante um mês na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp pelo Programa Professor Especialista Visitante (PPEV). Durante esse período, ele ministrará aulas teóricas e práticas, discutirá casos clínicos, fará seminários e conferências sobre a formação do médico nos dias atuais para alunos do segundo ao sexto ano do curso de Medicina – de acordo com a disciplina de cada turma – e também médicos-residentes.

Na sexta-feira (19), Rao participou de uma discussão de caso por videoconferência diretamente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp com profissionais da Tailândia, Panamá, Toronto, Iraque, São Paulo e Miami. “A melhor forma de ensinar os alunos é à beira do leito, olhando e examinando os paciente para descobrir o que aconteceu e discutindo o caso com os estudante. É assim que sempre ensinei e espero que seja assim no futuro”, revelou Rao.

Para o professor Gustavo Pereira Fraga, coordenador do internato médico do curso de Medicina da FCM e da disciplina de cirurgia do trauma, a Unicamp e a FCM estão num movimento de internacionalização e ambas devem não só estimular a ida de alunos do curso de medicina para o exterior, mas também a vinda de professores estrangeiros e estudante de outros países para o Brasil. “É uma troca de experiência muito grande para todos”, disse Gustavo Pereira Fraga.

Rao R. Ivatury graduou-se em uma das mais antigas Escolas de Medicina na Índia, fez sua residência de cirurgia em New Delhi e repetiu outra residência no Lincoln Hospital, no Bronx, New York. É um pesquisador ativo e possui grande interesse em ensinar estudantes e residentes. Foi indicado duas vezes para o “Distinguished clinician of the year”. Foi premiado com o “Certificate for outstanding teacher” e recebeu o “Arnold M. Salzberg Award” em Cirurgia, em 2009. Tem mais de 270 publicações, 125 resumos e 50 capítulos.