Melhores trabalhos do CoMAU 2014 recebem 20º Prêmio Lopes de Faria

Na última sexta-feira (25), as estudantes Gabriela Figueiredo Pucci e Ana Maria Rossignolli Pinto, ambas da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foram contempladas, respectivamente, com o primeiro e segundo lugar do 20º Prêmio Lopes de Faria. A honraria é um estímulo à iniciação científica e reconhece, anualmente, os melhores trabalhos apresentados durante o Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU). A edição 2015 do congresso acontecerá de 16 a 18 de outubro. Veja a programação.

Vencedor do primeiro lugar, o trabalho realizado por Gabriela Figueiredo Pucci intitulado “Papel do inflamossoma na inflamação hipotalâmica em resposta à dieta hiperlipídica”, analisou o comportamento do NLRP3 (agregado de moléculas inflamatórias) no hipotálamo de camundongos alimentados com dieta hiperlipídica. A co-orientadora foi a pós-doutoranda Daniela Soares Razolli e o orientador da pesquisa foi o médico Licio Augusto Velloso, professor titular do Departamento de Clínica Médica da FCM e coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), da Fapesp.

Conforme explica Gabriela, o hipotálamo é uma região do cérebro responsável pelo controle da fome e do gasto energético. Em obesos, a constante ingestão de alimentos que contenham gordura saturada desencadeia um quadro de inflamação nesse local. “Observamos que o aumento da massa corporal dos camundongos a partir da ingestão da dieta hiperlipídica foi acompanhado pela inflamação do hipotálamo, com consequente aumento da expressão de inflamassoma Nlrp3 nessa região”.

Em segundo lugar, o trabalho “Resultados maternos e perinatais das induções de parto no Caism/Unicamp: estudo de corte transversal” da aluna Ana Maria Rossignolli Pinto, buscou avaliar os resultados das induções de parto realizadas no Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” – Caism, entre 2010 a 2012, quanto aos métodos utilizados, efetividade e segurança do procedimento. A pesquisa foi orientada pela médica obstetra Fernanda Garanhani de Castro Surita, livre-docente do Departamento de Tocoginecologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia da FCM.

A indução de parto é uma opção para o término eletivo da gestação, quando há risco de continuidade da mesma para a gestante ou para o feto. No período analisado, foram induzidos 1.205 partos, dentre um total de 10 mil partos realizados no hospital. Cerca de metade das mulheres submetidas à indução de parto realizou parto vaginal ao invés de cesariana eletiva. “O estudo mostrou a importância e segurança da indução de parto dentro de um cenário bastante controverso da obstetrícia nacional, visando o melhor atendimento das parturientes e uma redução ainda maior das taxas de cesariana”, disse Ana.

Prêmio Lopes de Faria

O prêmio é uma homenagem ao professor-titular, médico patologista Lopes de Faria. Diretor da FCM no período de 1972 a 1976, Lopes de Faria é um dos fundadores do Departamento de Anatomia Patológica.