Pesquisa da FCM da Unicamp é finalista do Prêmio Santander Universidades

Nessa quinta-feira (19), a Unicamp participa da 11ª edição do Prêmio Santander Universidades. A pesquisa “Avaliação da imunomodulação e do processo de cicatrização envolvidos no tratamento de fístulas enterocutaneas realizado com células estromais mesenquimais de tecido adiposo humano, aderidas a fios de sutura”, do biólogo Bruno Busch Volpe, é um dos 15 finalistas da premiação. (Veja matéria publicada no Jornal da Unicamp).

O trabalho foi inscrito dentro da categoria Empreendorismo por estar inserido num grupo multidisciplinar de alunos de graduação das Engenharias da Unicamp que tem como líder do projeto Marina Alves Machado. A orientação é da hematologista Angela Luzo, docente da pós-graduação em Ciências da Cirurgia da FCM, e diretora médica do Serviço de Transfusão e Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, do Hemocentro da Unicamp.

A pesquisa é decorrente do mestrado defendido por Bruno, que buscou avaliar adesão de células tronco mesenquimais, extraídas da gordura, em fios de sutura. Os resultados indicaram que os fios de sutura com células-tronco proporcionaram nos animais utilizados para o estudo, melhor cicatrização de lesões e melhor recuperação.

Já cursando o doutorado, Bruno investiga os efeitos dessa cicatrização, por intermédio do Grupo Multidisciplinar de Terapia Celular da Unicamp, que conta com pesquisadores da FCM, Faculdades de Engenharia Mecânica (FEM) e Engenharia Química (FEQ), dos Institutos de Biologia (IB), Química (IQ) e Física (IFGW). O grupo também possui membros do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação (Biofabris) e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

A premiação será às 14 horas, no Grand Hotel Hyatt de São Paulo. Os vencedores receberão mais de R$ 2 milhões em prêmios, além de bolsas de estudos na Babson College e mentoria da Endeavor.