Pesquisa na FCM sobre ultrassonografia “Point of Care” é premiada nos EUA

O estudo “Left ventricle tissue Doppler imaging predicts disease severity in septic patients newly admitted in an emergency unit” realizado pelo coordenador médico da Unidade de Terapia Intensiva de Emergências Clínicas do Hospital de Clínicas da Unicamp, Thiago Martins Santos, recebeu o prêmio de melhor trabalho científico durante o 11º Congresso Mundial Winfocus de Ultrassonografia em Emergências e Terapia Intensiva, realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O trabalho premiado foi oriundo de seu projeto de doutorado. Thiago estuda o impacto da ultrassonografia focada à beira-leito, conhecida como ultrassonografia “point of care”, na avaliação inicial de pacientes sépticos, ou seja com infecções potencialmente graves. Thiago observou que alguns achados da ultrassonografia pulmonar e cardíaca se correlacionam com a gravidade e com a mortalidade destes pacientes. Portanto, esta ferramenta pode ser importante para a detecção de pacientes sob risco de progressão para quadros mais graves. O projeto contou com a coorientação do professor José Roberto de Matos Souza, docente da disciplina de cardiologia.

De acordo com Thiago, a tecnologia de Ultrassonografia Point of Care tem sido considerada o “estetoscópio do futuro”, justamente, por proporcionar uma avaliação diagnóstica à beira do leito, de forma rápida e sistemática. Moderna, a técnica auxilia a tomada de decisão do médico em relação à melhor conduta de tratamento. “O médico pode obter uma resposta clínica em tempo real, elaborar o diagnóstico e até mesmo o plano terapêutico”, comenta.

O intensivista explica que a tecnologia deverá percorrer caminhos semelhantes àqueles percorridos pelo eletrocardiograma e radiografia simples. “Inicialmente, esses exames permaneceram restritos ao uso e interpretação dos médicos especialistas, progressivamente foram barateados, aperfeiçoados e popularizados. Com o tempo, eles se tornaram mais uma ferramenta que o médico possui e que, aliado à história e exame físico do paciente, ajudam no diagnóstico e no tratamento das doenças”, acrescenta Thiago.

A Ultrassonografia Point of Care vem ocupando uma posição de destaque no ensino e na pesquisa. Além do projeto de Thiago, dois outros projetos de pós-graduação envolvendo a técnica estão em andamento. “Sob a orientação do professor Marco Antonio de Carvalho Filho – coordenador da disciplina de Emergências Clínicas -, temos como objetivo compreender como a Point of Care impacta o ensino de graduação, e como ela pode prever a gravidade de pacientes sépticos na UTI”, finaliza.

Além disso, a Ultrassonografia Point of Care passou a ser oferecida como curso pela Escola de Extensão da Unicamp, possibilitando formar profissionais médicos de diversas outras unidades.

Saiba mais

O curso de Ultrassonografia Point of Care é realizado na FCM por intermédio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) e tem como objetivo orientar o aprendizado a partir de problemas clínicos e diagnósticos realizados a partir de um conjunto de sinais e sintomas (Diagnóstico Sindrômico) e reconhecimento de padrões ultrassonográficos de estruturas como coração e pulmões. Na capacitação, o aluno aprende a fazer o diagnóstico da insuficiência respiratória aguda, bem como diferenciar os estados de choque e a insuficiência renal de forma imediata e assertiva.