Pesquisa sobre uso de substâncias psicoativas entre adolescentes é premiada em congresso

O estudo “Evaluation of the Brazilian version of CRAFFT/CESARE for screening of adolescent's drug use” realizado pela psiquiatra e aluna de doutorado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Bruna Antunes de Aguiar Ximenes Pereira, recebeu o prêmio de melhor trabalho na área de psiquiatria infantil, durante o III Congresso Internacional e XXIII Brasileiro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI).

Orientada pela professora Renata Cruz Soares de Azevedo, do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da FCM, a pesquisa averiguou à aplicabilidade, no Brasil, do questionário norte-americano CRAFFT, desenvolvido especificamente para triar o uso de substâncias psicoativas (SPA) entre os adolescentes.

A pesquisa foi realizada com 2.005 adolescentes, entre 14 e 21 anos, de escolas técnicas. O questionário foi adaptado ao contexto sociocultural brasileiro. A maioria dos alunos (93%) disse não ter dificuldade no entendimento das questões. O questionário apontou maiores prevalências de consumo de substâncias psicoativas (SPA) entre adolescentes do sexo masculino, a partir de 16 anos.

De acordo com a pesquisa, mais de um terço dos participantes (36,2%) não só utilizaram álcool e/ou demais SPA no último ano, como também vivenciaram algum tipo de consequência em decorrência de tal uso, como dirigir ou andar de carro com sob algum efeito do álcool.

“O consumo de substâncias psicoativas por adolescentes tem ocorrido de forma cada vez mais precoce na atualidade e os riscos associados elevam as chances de acidentes de trânsito, comportamento sexual de risco, abuso e dependência de drogas. O questionário pode ser aplicado em diferentes formatos, até digital, e leva em torno de dois minutos para ser respondido. O questionário mostrou-se eficiente na detecção precoce do uso de SPA e na prevenção de intervenções futuras”, disse Bruna.