Professores da FCM recebem prêmios de incentivo ao ensino de graduação

Na manhã desta sexta-feira (13), a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp agraciou os docentes José Luiz Tatagiba Lamas, Marilda Baggio Serrano Botega e Eliane Maria Ingrid Amstalden, com os Prêmios de Incentivo ao Ensino de Graduação “Profa. Dra. Irma de Oliveira”, “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” e “Prof. Dr. Miguel Ignácio Tobar Acosta”, por seus desempenhos nas atividades dos cursos de graduação em Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina, respectivamente. A cerimônia de entrega aconteceu durante a 9ª Reunião Ordinária da Congregação da FCM, e contou com a participação de coordenadores dos cursos, chefes de departamentos, docentes, funcionários e familiares.

Enfermagem

“Quero compartilhar este prêmio com meus colegas. Não fazemos nada sozinhos e tudo o que desenvolvi até hoje foi em conjunto com outros professores. Também queria dedicá-lo aos meus alunos. Seu eu fui e hoje sou um bom professor é porque eu tive e tenho bons alunos”, disse o professor José Luiz Tatagiba Lamas, homenageado pela Faculdade de Enfermagem (FEnf) com o prêmio “Profa. Dra. Irma de Oliveira”.

Tatagiba, ou simplesmente “Tatá” como é carinhosamente chamado pelos colegas de trabalho, possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Fisiologia pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1999). É professor da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas, tendo exercido o cargo de coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem (2006-2010). É coordenador do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) da Unicamp.

“O Tatá sempre nos alegra com um jeito brincalhão e simples de ser, sempre temos que prestar atenção em sua fala para não cair em armadilhas cômicas, mas a sua seriedade no ensino o levou a ser o ganhador da terceira edição do prêmio”, disse a coordenadora da graduação em Enfermagem da FEnf, Luciana de Lione Melo.

Fonoaudiologia

“A minha dedicação acompanha o curso desde o seu início. Gosto de pegar aluno pela mão e mostrar que a universidade por ter outros saberes, outras ações. Um prêmio como esse, recebido em conjunto com as áreas da enfermagem e da medicina,  mostra o quanto podemos trabalhar em conjunto”, disse em sua fala de agradecimento, a professora Marilda Baggio Serrano Botega, laureada pela Fonoaudiologia com o prêmio “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto”.

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), Marilda tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia Neonatal. Atua com recém-nascidos e lactentes com enfoque em alimentação e aleitamento materno; grupo de pais e/ou cuidadores e cuidados paliativos em Neonatologia.

“A professora Marilda é uma das fundadoras do curso e implementou as áreas de linguagem infantil e de neonatologia fonoaudiológica. Ela tem uma identificação e competência muito grande em relação ao ensino. Faz tudo com muita dedicação e carinho”, disse a coordenadora da graduação em Fonoaudiologia, Maria Francisca Colella dos Santos.

Medicina

“Estou muito feliz e extremamente honrada de receber esse prêmio de tamanha relevância. O meu envolvimento com a graduação, mais proximamente com a formação dos nossos alunos tem sido motivo de enorme realização e de grande estímulo na minha carreira docente. O mérito desse prêmio eu gostaria de partilhar com todos os docentes do Departamento de Anatomia Patológica, uma vez que esse prêmio não é só meu, mas de todos os meus colegas”, disse a professora Eliane Maria Ingrid Amstalden, que recebeu da Medicina o prêmio “Prof. Dr. Miguel Ignácio Tobar Acosta”.

Eliane é graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), com residência médica (1982-85) e doutorado em Anatomia Patológica pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Realizou pós-doutoramento no Departamento de Patologia do Massachussettes General Hospital - Harvard Medical School, Boston-USA (1994-95). Foi chefe do Departamento Anatomia Patológica por duas gestões e atuou como Diretora do Laboratório de Patologia do Hospital de Clínicas da UNICAMP.

“A professora Eliana tem sido um exemplo de dedicação ao ensino. É extremamente responsável, dedicada, competente e presente. Está sempre na Comissão de Ensino cobrando para que o curso esteja sempre melhor. Tenho certeza de que muitos de nossos resultados alcançados hoje, se devem a exemplos como ela. Mais do que dar parabéns, quero dizer muito obrigado”, disse o coordenador da graduação em Medicina, Wilson Nadruz Junior.