Projeto “Vivenciando a arte” chega à área da saúde da Unicamp

Funcionários do Hospital de Clínicas (HC), Hospital de Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism) e da Diretoria Geral Administrativa (DGA) da Unicamp começam no mês de março oficinas de pintura promovidas pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). A ação faz parte do projeto “Vivenciando a arte”, idealizado pela artista plástica e funcionária do Instituto de Química, Márcia Cristina Quaiatti Antonelli. As aulas são após o expediente. Todo o material de pintura é oferecido gratuitamente pelo GGBS.

O projeto “Vivenciando a arte” existe desde 2009 e nasceu de um convite da psicóloga do IQ, Maria Helena S. Almeida, para Márcia dar o curso para funcionários, alunos e professores do Instituto de Química. A primeira turma tinha oito alunos. Hoje são mais de 40 alunos divididos em quatro turmas. No IQ, as aulas são no horário do almoço.  Somando-se aos novos alunos da área da saúde, o número total de pintores pode chegar a 90. E a demanda não para de crescer.

“A intenção dessas oficinas é trabalhar a habilidade individual, autoconhecimento, valorização, criatividade, integração e motivação dos funcionários. Depois que eles começam a pintar, há mudanças significativas no comportamento. Muitos relatam diminuição do estresse e da ansiedade e melhoria na facilidade em resolver problemas familiares e de trabalho”, revela Márcia.

A técnica ensinada é óleo sobre tela e contempla o estilo acadêmico. Duas vezes por semana, ela ensina o abstrato, separadamente do curso. No IQ, este ano, ela começa o curso de pintura com lápis de cor. As aulas começam em março e terminam em novembro. Em dezembro, os alunos fazem uma exposição na Casa do Lago.

“Os alunos ficam surpresos com o resultado final. Para mim é uma realização pessoal ter esse contato com a arte e desenvolver esse projeto dentro da Unicamp”, disse a artista campinense.

Até o dia 30 de março, os trabalhos de Márcia ficam em exposição no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A pintura a óleo é sua paixão, sendo que a artista abusa das cores fortes e vibrantes. O gênero floral é sua especialidade.

“O trabalho de Márcia é harmônico e agradável. Os temas são sempre escolhidos com muito critério levando-se em conta a beleza das formas e a diversificação das cores. Seus trabalhos apresentam um amadurecimento nas formas e na aplicação das diversas técnicas que emprega, revelando toda sua sensibilidade e talento”, diz Marilda Beligni, professora do ateliê de pintura que leva o mesmo nome.

Márcia Cristina Quaiatti Antonelli nasceu em Campinas, SP. É graduada em Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Participa de projetos no ateliê de Marilda Beligni desde 2001. Participou de exposições nacionais e internacionais. Recebeu menção honrosa no XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira, no Museu Pablo Neruda, em Santiago do Chile. Representou o município de Campinas em Circuito Internacional de Arte Brasileira na Alemanha, República Tcheca, Áustria, Portugal e Espanha, além de São Paulo e Minas Gerais. Na Unicamp, expôs no Espaço Cultural Casa do Lago.

Período da exposição “À flor da pele II”

De 7 a 30 de março, das 8h30 às 17h30

Espaço das Artes da FCM