Reta de chegada: FCM completa corrida e caminhada com doação de alimentos

A I Corrida e a VIII Caminhada da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp aconteceram no dia 13 de setembro, mas a finalização de ambas as atividades ocorreu na manhã dessa segunda-feira (21), quando cerca de 400 quilos de alimentos arrecadados pelos participantes foram entregues às entidades beneficentes de Campinas: Lar da Criança Feliz, Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria e Lar de Idosos Recanto Vovô Antonio.

Em 2015, a FCM bateu recorde de participantes no evento, com aproximadamente 600 pessoas. Para o diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro, o número expressivo de inscritos nas atividades organizadas pela faculdade é um indicativo de que saúde e bem-estar combinam também com ações solidárias. Estimular iniciativas desse tipo é papel da universidade.

“A FCM não trata de doença, ela trata de saúde. É papel da faculdade valorizar eventos como esse e sinalizar que ela está aberta à sociedade. Existem pessoas preocupadas na convivência com outras, em fazer coisas saudáveis”, comentou Ivan.

Durante a entrega, o funcionário administrativo Renato Almeida, da Comissão dos Cursos de Graduação, disse que o sucesso das atividades deste ano pode ser explicado pelo envolvimento entre os profissionais da FCM e estudantes.

“Sempre tentamos incluir os alunos em todas as atividades, estimulando a participação voluntária, principalmente quando um dos objetivos é ajudar o próximo. Afinal de contas, eles estão fazendo um curso muito humano”, destacou.

A I Corrida e VIII Caminha da Saúde da FCM da Unicamp foi realizada pela diretoria da faculdade, por intermédio da Área de Relações Públicas e Imprensa, Comissão dos Cursos de Graduação e Grupo de Medicina do Exercício e do Esporte, e teve o apoio da Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL), Grupo Med Run, Gastrocentro, Hemocentro, Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism), Bateria Batucogu, Unicred Campinas, Sanasa, Vigilância do campus e Serviço Vidas do Cecom.