Universidade de Lisboa procura aproximação com Unicamp

Uma reunião de trabalho entre o reitor José Tadeu Jorge, acompanhado de representantes de diversas áreas de ensino e pesquisa da Unicamp, e o reitor da Universidade de Lisboa (ULisboa) António Manuel da Cruz Serra, foi realizada na manhã desta segunda-feira (10) com o objetivo de ampliar e aprimorar o acordo de cooperação entre as duas instituições. O documento que deverá receber termos aditivos é de 2014. A reunião no Gabinete do Reitor (GR) teve ainda a participação do vice-reitor da ULisboa Luis Ferreira, a administradora Ana Maria Nunes Maduro e José Artur Simões, diretor da Faculdade de Ciências da universidade portuguesa.

A reunião começou com a apresentação do novo vídeo institucional da Unicamp. Em seguida Luis Cortez, vice-reitor executivo de Relações Internacionais comentou os dados que colocam a Universidade entre as melhores da América Latina. Cruz Serra também apresentou o material de divulgação da ULisboa, que passou recentemente por um processo de fusão com a Universidade Técnica de Lisboa. “Nós passamos os últimos dois anos nos organizando e agora é o momento de cuidar das questões da internacionalização da nossa Universidade”, salientou o reitor.

A ULisboa, de acordo com os rankings citados por Cruz Serra, ocupa o 19º lugar entre as melhores universidades europeias e a nona posição em nível mundial. São aproximadamente 50 mil alunos em 462 cursos. O que chama a atenção é o número de estudantes brasileiros, ainda muito pequeno segundo o reitor. “Temos quase 10% de alunos estrangeiros, mas poucos brasileiros."  Cruz Serra ressaltou que a ULisboa sempre teve o olhar bastante voltado para a internacionalização com outros países europeus mas que a ideia agora é ampliar espaço com os países de língua portuguesa, como o Brasil.

O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge disse que atualmente a dupla titulação atrai muitos alunos de graduação para a França e que também é possível explorar "fortemente" o duplo diploma com Portugal. “Há muito em comum entre a Unicamp e a ULisboa e devemos fazer um esforço para intensificar as relações entre as áreas correlatas. Quando não houver uma relação direta é possível colaborar em áreas paralelas como, por exemplo, Filosofia e Direito, Educação e Psicologia."

O reitor pediu que cada representante da Unicamp fizesse um resumo de sua área de atuação. O diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Ivan Toro por exemplo, afirmou que há um campo imenso para futuras colaborações. “Na pós-Graduação os grupos de pesquisa podem se aproximar e tentar pleitear financiamento conjunto a entidades de fomento internacionais." Na FCM já há uma pesquisadora da Universidade de Lisboa, Margarida Amaral, desenvolvendo pesquisas conjuntas sobre fibrose cística.

Visita à FCM

Na parte da tarde, José Artur Martinho Simões, diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ULisoba) e Margarida Amaral, pesquisadora da ULisboa, visitaram a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Eles foram recepcionados pelo médico Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da FCM; Ricardo Mendes Pereira, coordenador da Comissão de Residências Médica e Gustavo Pereira Fraga, coordenador do Internato Médico. A comitiva da ULisboa conheceu o Laboratório de Genética Molecular (Gemoca) e, após a visita, seguiram o Instituto de Biologia, Faculdade de Engenharia Agrícola e Instituto de Física.