Visita de pesquisador australiano à FCM resulta em parcerias de pesquisa e mobilidade estudantil

O chefe do laboratório de pesquisa em micologia molecular do Centro de Doenças Infecciosas e Microbiologia da Universidade de Sidney, Austrália, Wieland Meyer, foi recebido na tarde dessa segunda-feira (9) na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Wieland veio à Unicamp a convite da coordenadora da Comissão de Pesquisa da FCM, Maria Luiza Moretti e professora da disciplina de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Departamento de Clínica Médica.

A visita resultou em três projetos de pesquisa colaborativa com a área de infectologia da FCM, em parceria com o grupo da professora e pesquisadora Maria Luiza Moretti. Além disso, o encontro possibilitou desenvolver projeto de mobilidade estudantil para alunos da graduação entre as duas Universidades.

Ele foi recebido na FCM pelo diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes; pelo coordenador do Escritório de Internacionalização (EI) Rodrigo Bueno de Oliveira; pelos assessores do EI da FCM Cláudia Vianna Maurer Morelli e Fábio Hüsemann Menezes; pela geneticista e pesquisadora Íscia Lopes-Cendes; pelo médico infectologista Plínio Trabasso, pela microbiologista Angelica Zaninelli Schreiner e pela própria professora Maria Luiza Moretti.

Palestras

Nos dias 6 e 9 de novembro, Wieland Meyer realizou palestras no auditório do Hospital de Clínicas (HC) sobre como enfrentar a aumento crescente de infecções por fungos. Ele ainda mostrou como o Brasil está no panorama global da epidemiologia molecular de Cryptococcus neoformans e C. gattii – tipos de leveduras que causam infecção pulmonar em pacientes com Aids – e como o país pode contribuir em novas frentes de pesquisa.