XI Turma de Fonoaudiologia descerra quadro de fotos

A XI Turma do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp descerrou na manhã de quarta-feira (16) o tradicional quadro de fotos. O evento aconteceu no prédio do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre) e faz parte do rito de passagem de formatura. O evento foi acompanhado por docentes, alunos, funcionários e autoridades da FCM e Unicamp. “Vocês estão prontas para a carreira. Muitas vão para a residência multiprofissional, aprimoramento, pós-graduação e até passaram em concursos. Ao passar pelo corredor, vamos ver as fotos e ter por mais um ano a lembrança de vocês”, disse a coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM, Christine Marques do Couto.

A coordenadora do Cepre, Angélica Bronzatto de Paiva e Silva, disse que as formandas venceram medos e angústias e viu o amadurecimento de todas nos quatro anos do curso. “Vocês receberam muitos conhecimentos, mas lembrem-se de olhar os usuários no seu contexto mais amplo”. O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, disse que o momento maior da faculdade é quando ela está formando profissionais para a sociedade, com qualidade. “Vocês vão modificar a sociedade e atuar de maneira positiva para a melhoria da saúde da população”, disse Toro.

Luis Alberto Magna, pró-reitor de Graduação da Unicamp, desejou sucesso às formandas e reinterou que elas tem todo o conhecimento e capacidade técnica para exercer a função de fonoaudiólogas. Mas, ponderou Magna, o primeiro ponto importante dentro da área da saúde é reconhecer os limites da ciência. “Entretanto, é possível ultrapassá-los. Para isso, precisamos ter humildade de reconhecê-los e usar mão da interdisciplinaridade, uma das características do curso de Fonoaudiologia da Unicamp”, disse o pró-reitor de Graduação.

Participaram da solenidade o diretor do IEL, Flávio Ribeiro de Oliveira e a professora  Maria Irma Hadler Coudry; a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) da FCM, Rita de Cássia Ietto Montilha; a paraninfa da turma, Miriam Hideko Nagae Espinosa e a patronesse Ana Carolina Constantini. “Nem nos meus sonhos eu poderia sonhar que um dia eu seria docente e patronesse da turma”, revelou Ana que até alguns anos atrás era aluna do curso de Fonoaudiologia da FCM.

A colação de grau oficial da XI Turma de Fonoaudiologia da FCM será no dia 26 de janeiro, às 14 horas, no auditório da FCM.