Aprimoramento comemora 25 anos, recepciona novos alunos e premia trabalhos

Na terça-feira (1), aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a cerimônia de recepção dos novos alunos dos Cursos de Aprimoramento e Especialização 2016 e a abertura do XV Seminário dos Cursos de Aprimoramento da Faculdade de Ciências Médicas Unicamp.

O evento também marcou os 25 anos dos Cursos de Aprimoramento e Especialização e a conclusão da turma de Aprimorandos de 2015. Os dez melhores trabalhos recebem um certificado. (Veja lista dos trabalhos premiados).

“Temos hoje 56 cursos em funcionamento. Nesse período, tivemos mais de 2 mil alunos que passaram pelo Aprimoramento. Eles vieram de diferentes regiões do Brasil. Muitos desses alunos são absorvidos pela rede pública de saúde ou seguem a vida acadêmica”, disse a atual coordenadora da Comissão de Aprimoramento e Especialização da FCM, Maria Inês Nobre Gomes.

Durante a cerimônia, as coordenadoras do Aprimoramento foram homenageadas. Receberam a homenagem as professoras Carmen Sílvia Bertuzzo (gestão de julho/2006 a julho/2010); Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima (gestão de julho/2010 a julho/2014) e Sylvia Maria Ciasca (co-gestão de 1992 em diante, juntamente com a professora Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro).

Ciasca foi convidada para fazer uma apresentação sobre os 25 anos dos Cursos de Aprimoramento e Especialização.  De acordo com a professora do Departamento de Neurologia da FCM, o engajamento para a criação dos cursos de Aprimoramento começou em 1990, quando Maria Valeriana disse que em Ribeirão Preto havia um curso para não médicos. A surpresa foi, revela Ciasca, que a Unicamp já era credenciada pela Capes há cinco anos e não usava desse benefício.

“Criamos, inicialmente, dois programas na área de neurologia infantil. Começamos assim, timidamente, com duas bolsas e duas vagas. Não pensem que foi fácil instalar os Cursos de Aprimoramento. Foi uma luta. Mas, apesar todas as dificuldades, valeu a pena. Foi uma história de amor e vocês fazem parte história”, disse Ciasca, emocionada.