Cepre da FCM elabora Planejamento Estratégico 2016-2020

Depois de realizar o seu Planejamento Estratégico 2016-2020 (Planes), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp começa a receber, espontaneamente, o planejamento das áreas, departamentos e núcleos subordinados à unidade. Desta vez, é o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (Cepre) quem aplica a metodologia com uma equipe de docentes e funcionários. A programação teve início essa terça e acontece até a sexta-feira (19).

“Esse é um momento importante, em que podemos pensar o Cepre para os próximos anos. Nosso objetivo é estabelecer metas com foco nos resultados e articular planos de trabalho que possam ser monitorados”, disse Angélica Bronzatto de Paiva e Silva, coordenadora do Cepre.

Fundado em 1973, o Cepre atua sob a perspectiva interdisciplinar integrada dos processos de desenvolvimento humano e suas alterações, no que se refere à surdez e deficiência visual, comunicação humana, linguagem e reabilitação. Recentemente, o Centro teve institucionalizado o seu Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR), e passou a contar com programa de doutorado em Interdisciplinaridade, Saúde e Reabilitação.

“Atendemos usuários surdos, deficientes visuais com cegueira ou baixa visão, pessoas com alterações no desenvolvimento global e que apresentam dificuldades de aprendizagem. Como campo de estágio do curso de Fonoaudiologia, também atendemos usuários para o teste da orelhinha, monitoramento, exames audiológicos, próteses auditivas, ou ainda, com problemas de linguagem e escrita, de voz, gagueira, motricidade oral, ou neurológico. Na atualidade, contamos com 25 ambulatórios”, comentou Angélica.

Assim como na FCM, o Planes do Cepre será composto pelas fases de elaboração, execução e avaliação dos resultados. A programação é dividida em oficinas de trabalho e conta com a coordenação das orientadoras metodológicas Eneida Rached Campos, da FCM, e Maria Bernadete de Barros Piazzon, da Diretoria Geral de Recurso Humanos (DGRH) da Unicamp. “Essa é a primeira fase do planejamento. Até o final dessa semana, pretendemos que os participantes apontem quais ações monitoráveis o Cepre deve desencadear no presente, para alcançar o futuro almejado”, explicou Eneida.

Ainda de acordo com Eneida, o Planes do Cepre também tem como referência as metodologias de planejamento estratégico, conhecidas por Future Search (Busca de Futuro), Planejamento Situacional e Balanced Score Card (BSC). A mesma metodologia já foi aplicada nos Planes realizados no Departamento de Pediatria e Tocoginecologia da FCM, Cecom, AME Limeira, Programa Viva Mais, Hospital de Divinolândia, DGRH, DedIC e SBU.

Leia mais: FCM elabora planejamento estratégico para os próximos cinco anos
http://www.fcm.unicamp.br/fcm/noticias/2016/fcm-elabora-planejamento-estrategico-para-os-proximos-cinco-anos