Desafios para a Saúde no Brasil é tema da aula inaugural da Saúde Coletiva

O médico sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, que atua há mais de 50 anos na área da saúde, fez a aula inaugural da disciplina Ações em Saúde Pública aos alunos de graduação em medicina, fonoaudiologia, farmácia e enfermagem da Unicamp. A atividade foi proposta pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e aconteceu na manhã dessa quinta-feira (10) no auditório da FCM.

“Uma política pública de Estado nasce legitimamente através de pacto social após intensos e longos debates no interior da sociedade. As políticas públicas de Estado – no caso do sistema de saúde – se impõem acima dos Governos e dos partidos políticos, por ser uma lei maior que está na Constituição”, disse Nelson Rodrigues dos Santos durante a palestra “Desafios para a Saúde no Brasil”.

Participaram da mesa de abertura o coordenador da disciplina Ações em Saúde Públicas, Gustavo Tenório Cunha; o chefe do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), Edison Bueno; o professor do DSC e presidente da Abrasco, Gastão Wagner de Souza Campos e o coordenador de graduação em Medicina, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho.

Nelson Rodrigues dos Santos é professor aposentado do DSC e foi secretário municipal em Campinas e no governo estadual, secretário executivo do Conselho Nacional de Saúde e consultor da Organização Panamericana de Saúde e presidente do Instituto de Direito Sanitário (IDISA).