FCM elabora planejamento estratégico para os próximos cinco anos

Durante dois dias, gestores, coordenadores de áreas e chefes de Departamentos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) se reúnem na Casa do Professor Visitante (CPV) da Funcamp para elaborar o Plano Estratégico (Planes) para o quadriênio 2016 a 2020 da faculdade. O Planes é um processo de gestão composto por três fases: elaboração, execução e avaliação dos resultados.

A fase de elaboração do Planes da FCM começou nessa quarta-feira (3) com oficinas de trabalho preparadas pelas orientadoras metodológicas Eneida Rached Campos e Maria Bernadete de Barros Piazzon. Elas usaram como referência a Future Search (Busca de Futuro), o Planejamento Situacional e o Balanced Score Card (BSC). De acordo com Eneida, essa metodologia já foi aplicada nos Departamentos de Pediatria e Tocoginecologia, Cecom, AME Limeira, Programa Viva Mais, Hospital de Divinolândia, DGRH, DedIC e SBU.

“O objetivo é refletir sobre a FCM, ampliar a sua visão de futuro, promover uma maior integração entre as áreas e articular planos de trabalho que utilizem os recursos presentes e que possam ser monitorados no futuro. Após a elaboração, o Planes será submetido à aprovação da Congregação da FCM e da Comissão de Planejamento Estratégico Institucional (Copei) da Unicamp”, explicou Eneida.

Para o diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, o Planes possibilitará à faculdade enxergar o futuro e pensar onde quer chegar e o que fazer. O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, disse que o Planes não é uma caixa de mágica e nem um amontoado de técnicas e ideias, mas sim uma forma de “estabelecer objetivos e metas no presente com o propósito de determinar um futuro melhor para a faculdade”.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário da Unicamp Teresa Dib Zambon Atvars, disse que a iniciativa da FCM de fazer uma reflexão sobre como ela vai buscar a excelência em todas as suas áreas é muito bem-vinda e alinhada à forma como a Unicamp fez a sua avaliação institucional para os próximos cinco anos. “Pela primeira vez fizemos uma amarração entre a avaliação e o planejamento no qual a palavra excelência perpassa todas as áreas estratégicas. As reflexões que serão feitas pela FCM contribuíram para melhorar a Unicamp”, disse Atvars.

O Coordenador Geral da Unicamp e reitor em exercício, Álvaro Penteado Crósta, disse que é o aprimoramento contínuo que aprimora a excelência. Segundo Crosta, a FCM contribui para o planejamento da Unicamp e, agora, debruça-se internamente para definir os seus planos, metas e projetos estratégicos de maneira pioneira e participativa. “A participação de todos dá legitimidade ao Planes. Excelência no mundo acadêmico é uma virtude. O sucesso da FCM é o sucesso da Unicamp. Daremos apoio em todos os aspectos possíveis”, reforçou Crósta.