FCM recepciona 300 novos médicos-residentes

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recepcionou, na manhã da última quarta-feira (24), os 300 novos médicos-residentes que passarão a compor o quadro de mais de 600 médicos-residentes que atuam no Hospital de Clínicas da Unicamp (HC), Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism), Hospital Estadual de Sumaré (HES), Hemocentro e Gastrocentro. A recepção foi organizada pela Comissão de Residência Médica (Coreme) e aconteceu no auditório da faculdade.

Para o diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro, é motivo de orgulho saber que os novos residentes escolheram a Unicamp para essa etapa de formação da carreira médica. “Como cirurgião da casa, posso afirmar que a residência aqui é diferente, por estar muito amparada na supervisão. Estamos no dia a dia do hospital e vocês poderão contar sempre conosco”, disse.

Ivan também destacou a importância dos médicos-residentes na qualidade do curso de Medicina oferecido na FCM, um dos melhores do país. “Mesmo em formação, vocês desempenham um papel relevante no aprendizado dos alunos de graduação, internos, e até mesmo dos próprios professores. Nossos alunos estão entre os melhores do Brasil, e muito disso devemos também aos nossos residentes”, disse.

A representatividade dos médicos-residentes junto aos órgãos diretivos da faculdade, também foi outro aspecto destacado por Ivan em sua fala. “A participação de vocês proporciona melhorias constantes. Queremos que vocês se vejam como uma parte desse todo”.

O HC da Unicamp é a unidade assistencial que concentra a maior carga horária dos residentes. No hospital, os médicos em formação vivenciarão a maior parte do curso. De acordo com o coordenador de Assistência do hospital, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, a cerimônia de recepção dos médicos-residentes também é o momento para falar sobre responsabilidades. “Agora vocês são responsáveis pelos seus atos. É importante conhecer a ética profissional, e sempre atentar para o preenchimento correto do prontuário do paciente, uma vez que esse mecanismo é uma fonte de informação confiável ”, disse.

Participaram da cerimônia de acolhimento dos novos médicos-residentes, o coordenador da Coreme, Ricardo Mendes Pereira; o diretor clínico do HC, Plínio Trabasso; a coordenadora do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde da Secretária Municipal de Saúde de Campinas, Alóide Ladeia Guimarães; o médico Cássio Cardoso Filho, representando o diretor executivo do Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” – Caism Unicamp; a coordenadora do Hemocentro, Sara Teresinha Olalla Saad;o médico Maurício Wesley Perroud Júnior, representando o superintendente do Hospital Estadual de Sumaré, Luiz Roberto Lopes.