Futuro em 2060 marca aula magna da Fonoaudiologia

Na noite dessa segunda-feira (29), aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a aula magna da XV turma do curso de graduação em Fonoaudiologia. A aula magna foi proferida pelo filósofo da USP Osvaldo Frota Pessoa Junior para alunos, pais, professores e autoridades da Unicamp.

Partindo do ano 2060, Osvaldo traçou um futuro – sombrio, porém mutável – onde a tecnologia, a exaustão de recursos naturais, as superredes de energia alternativa, a engenharia genética, os nanobots, a telepatia virtual e a neurociência levariam a humanidade a ter uma nova compreensão da morte, da vida e da consciência humana.

“Com a revolução da neurociência transformaríamos nossos desejos e a tecnologia mudaria a visão do mundo e, com isso, poderemos transformar nosso futuro ampliando nossa consciência”, acredita o filósofo da USP, que usou testes lúdicos para explicar a teoria aos alunos.

De acordo com Christiane Marques do Couto, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia, a preocupação da FCM é formar profissionais cujo olhar transcenda o tecnicismo. “O currículo é voltado para formação generalista e multidisciplinar, com ética e responsabilidade social”, disse.

Roberto Teixeira Mendes, diretor associado da FCM, disse que a Unicamp é uma universidade enxuta e consistente e que os alunos precisam aproveitar tudo o que ela oferece. “A função da universidade é transformar pessoas e dar retorno à sociedade do investimento em educação”, disse Teixeira.

Luis Alberto Magna, pró-reitor de Graduação da Unicamp, sempre participa das atividades da Fonoaudiologia. Comparando a formatura da XI turma de Fonoaudiologia ao ingresso dos novos calouros da XV turma, ele disse que se sente participando de um círculo da vida. “A renovação se faz pelo quadro de alunos da Universidade”, revelou.

A mesa de abertura da solenidade contou, ainda, com a participação de Rita de Cássia Ietto Montilha, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM; Maria Elisabete Gasparetto, coordenadora adjunta do Cepre; Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, coordenadora do curso de pós-graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação; Ana Carolina Constantini, professora do curso de Fonoaudiologia e Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, coordenador do curso de graduação em Medicina da FCM.