Médicos-residentes em Psiquiatria apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso

Os médicos-residentes em Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresentaram nessa sexta-feira seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As apresentações aconteceram no anfiteatro do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria (DPMP) da faculdade. A chefe do DPMP, Eloisa Helena Rubello Valler Celeri, fez a abertura das apresentações, que foram acompanhadas por médicos, professores e alunos. “É um momento importante para o Departamento e um ritual de passagem para o médico-residente”, disse.

De acordo com Renata Cruz Soares de Azevedo, preceptora do Programa de Residência Médicas em Psiquiatria da FCM, o Trabalho de Conclusão de Curso é uma inovação e foi implantado na residência-médica desde o ano passado. “Ele estimula o interesse científico, a descrição de casos clínicos e o interesse pelo doutorado. Alguns residentes, inclusive, já iniciaram uma pós-graduação”, revelou.

Alguns dos trabalhos apresentados foram: “Prevalência e fatores associados ao uso de cigarro de tabaco entre estudantes de graduação em Universidade pública”, de Luciana Nito Assada; “Saindo do armário: uso de SPA em populações transsexuais: uma revisão de literatura”, de Fabrício Donizete Costa e “Uma revisão da evolução de pacientes com diagnóstico de esquizofrenia de início precoce”, de Juliana R. Furtado.

A banca de avaliação foi constituída pelos professores Luís Fernando Farah de Tófoli, Eloisa Helena Rubello Valler Celeri, Renata Cruz Soares de Azevedo, Mário Eduardo Costa Pereira, Carlos Filinto da Silva Cais, Clarissa de Rosalmeida Dantas, Cláudio Eduardo Muller Banzato e Egberto Ribeiro Turato.

(Veja a lista de trabalhos apresentados).