Pesquisadora da FCM é premiada nos EUA por trabalho relacionado à doença de Crohn

A nutricionista e aluna de pós-doutorado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Daniéla Magro, recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador durante o Congresso Americano de Doença Inflamatória Intestinal, realizado nos Estados Unidos, em dezembro. A pesquisa “Evaluation of GLP-2 levels in Crohn's disease” avaliou os níveis dos hormônios GLP-1, GIP e GLP-2 em pacientes com a doença de Crohn, uma inflamação crônica do intestino associada à diarreia e desnutrição.

A pesquisa foi orientada pelo médico coloproctologista Claudio Saddy Rodrigues Coy, chefe do Departamento de Cirurgia da FCM, e mostrou, pela primeira vez, que alterações na secreção do GLP-1 e GIP, além da  falta de secreção do GLP-2,  diminuem a absorção dos nutrientes pelos indivíduos, principalmente de gorduras e carboidratos.

Daniéla explicou que os dados obtidos com a pesquisa, além de contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas, também ajudam na compreensão das manifestações metabólicas relacionadas à doença de Crohn. “Concluímos que as deficiências nutricionais dos pacientes com a doença de Crohn não estão apenas relacionadas às alterações inflamatórias que a enfermidade ocasiona no trato gastrointestinal, mas também, à secreção dessas substâncias”, afirmou.