Pesquisadora do MD Anderson Cancer Center faz palestra na FCM

Xiaohua Su, professora assistente do Departamento de Biologia Molecular e Celular em Oncologia da Universidade do Texas e pesquisadora do MD Anderson Cancer Center, fez palestra na manhã dessa segunda-feira (22) sobre o papel TAp63, uma enzima que inibe o crescimento do câncer. A palestra aconteceu no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e foi acompanhada por médicos, professores e alunos de pós-graduação.

Antes da apresentação, Xiaohua foi recebida pelo diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro; pelo coordenador do Escritório de Internacionalização da faculdade, Rodrigo Bueno de Oliveira; pelo cirurgião vascular Fábio Husemann Menezes, também do Escritório de Internacionalização e pela médica oncologista Carmen Silvia Passos Lima.

“Durante a reunião, fizemos a proposição para estágios de pesquisa de um a dois meses para os alunos de graduação e iniciação científica no MD Anderson Cancer Center”, revelou Rodrigo Bueno de Oliveira.

Segundo a médica Carmen Silvia Passos Lima, essa parceria pode beneficiar também os médicos residentes da área de oncologia e alunos de pós-graduação. “O MD Anderson Cancer Center é um hospital de ponta na área de atendimento do câncer e possui inúmeras linhas de pesquisa, dentre elas tumores de cabeça e pescoço e melanoma”, disse Carmen.

Após a palestra, Xiaohua Su visitou o Hospital Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism) e o Instituto de Biologia da Unicamp. A vinda da pesquisadora teve o apoio do Escritório de Internacionalização da FCM e da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp.