Programa de Pós-Graduação em Gerontologia realiza aula inaugural

O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia recepcionou os novos alunos de mestrado e doutorado na manhã dessa segunda-feira (7). A recepção aconteceu no anfiteatro da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O atual coordenador do Programa, André Fattori, deu as boas-vindas aos ingressantes.

Fattori apresentou a estrutura geral da Unicamp e dos órgãos de fomento e regulação de educação de pós-graduação no país.  Ele também destacou a importância da dedicação e do comprometimento dos alunos para que o programa continue com potencial científico, acadêmico, pessoal, social e interdisciplinar.

A professora Anita Liberaleso Neri foi convidada para proferir a aula inaugural. Ela falou sobre o histórico do Programa de Pós-graduação em Gerontologia, mostrou a origem e os pontos mais importantes da trajetória do programa até os dias de hoje.

Participaram também da aula as professoras Maria Elena Guariento, Ligiana Pires Corona, Flávia Arbex, Cláudia Regina Cavaglieri, Mara Patrícia Traina Chacon Mikahil, Maria José D’Elboux, Maria da Luz Rosário de Sousa e Paula T. Fernandes.

O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia é de natureza interdisciplinar e acolhe docentes e alunos com diferentes formações, desde que envolvidos com pesquisa e ensino sobre velhice, envelhecimento e idosos, e com a assistência ao idoso em diferentes contextos profissionais. Os campos disciplinares que constituem os fundamentos teórico-metodológicos da Gerontologia são: Biologia do Envelhecimento, Medicina, Psicologia do Envelhecimento e Ciências Sociais do Envelhecimento.